Muitos já tiveram aquele momento em que surgiu uma grande vontade de jogar RPG, seja em um novo sistema ou uma nova aventura. Porém, apesar de já ter lido tudo que podia sobre o cenário e saber basicamente todas as regras, houve um problema: Você não tem uma mesa com quem jogar!
Esse passo é um dos mais complicados, principalmente se você nunca jogou antes. Por isso, separamos algumas dicas e ideias como uma forma de tornar essa etapa mais fácil.
Onde procurar as mesas
Existem algumas opções de onde você pode buscar uma mesa. A primeira e mais fácil é através de amigos e conhecidos. Fizemos a um tempo um post falando sobre como chamar sua família para jogar e como essa experiência pode trazer um passatempo divertido familiar.
Caso não conheça ninguém que tenha interesse no momento, não se preocupe pois ainda há outras alternativas. A primeira é ir atrás de servidores e comunidades online de RPG. A maioria possui uma área específica para a formação de mesas, como é o exemplo do subreddit /r/rpg_brasil.
No próprio site do roll20 possui uma área em que se pode formar mesas. Basta clicar aqui para visitar. (Atenção, para pessoas menores de idade recomenda-se cuidado e discrição na hora de formar mesas com desconhecidos online. )
Outra forma de conseguir sua mesa seria através de eventos em sua cidade ou online. Geralmente, eles apresentam algumas mesas em que os jogadores escolhem qual ingressar, e ,após o término do evento, as mesas formadas podem acabar formando novas aventuras.
Como convencer seus amigos a darem uma chance ao jogo
Muitas pessoas se afastam do RPG pelo preconceito criado a partir de como algumas mídias infantilizam o jogo e por achar que RPG apenas se encaixa em um estilo de jogo, o qual não lhe desperta interesse.
Para vencer esse desinteresse, é necessário entender sobre os gostos dos seus amigos. Saiba o tipo de história e jogos que eles se interessam, pois isso facilitará em atraí-los para uma partida.
Por exemplo, se seu grupo tem interesse em jogos mais interpretativos ou voltados à investigação, pesquise sistemas ou aventuras que foquem nessas coisas.
Você também pode começar a inseri-los no Hobbie por meio de sistemas mais simples e partidas mais curtas para acostumá-los às sessões e depois partir para outros sistemas mais complicados.
Ajude-os com as fichas para que eles tirem as dúvidas necessárias e não se frustrem antes de começar a jogar.
Alguns sistemas bons e simples para jogar com iniciantes:
Malditos goblins
3D&T
Kids on Bikes
Lasers and Feelings
Monster of the week
Everyone is John
Paranóia
Toons
Não fuja de jogadores veteranos
Muitos jogadores que estão começando tem medo de participar de uma mesa com quem já conhece o jogo, com medo de passarem vergonha. Contudo, se você achou uma mesa de jogadores experientes, não fuja! Se o ambiente de jogo é saudável, ninguém vai tirar sarro de como você joga/mestra e seus momentos de confusão podem gerar boas risadas entre vocês.
Não existe uma maneira correta de jogar RPG para ter medo de errar. Os veteranos podem te auxiliar a entender melhor o jogo e podem ajudar dando melhores feedbacks para seus jogos, pois eles saberão melhor o que esperar. Confie neles
Quem vai mestrar?
Tudo bem, agora que todos estão reunidos está na hora de decidir quem irá mestrar. Algumas vezes o mestre será aquele que resolveu organizar a mesa ou aquele que conhece/tem mais interesse no sistema que irão jogar. Sabemos que mestrar é uma tarefa difícil e que repele algumas pessoas dessa função, porém o jogo só existe com a existência do mestre do jogo. Então, se você está realmente com vontade de jogar, mas ninguém se voluntariou para o papel de narrador, experimente você assumir essa função. Você pode achar tão divertido quanto ser apenas um jogador e abrir portas para novas mestragens.
E ser o mestre nesse jogo não impedirá você de jogar em outros momentos! Você pode entrar em um consenso com outros jogadores para criarem one shots e campanhas curtas na quais outras pessoas possam mestrar e todos terão seu momento de diversão.
Faça sessões zero
É sempre bom criar uma sessão zero a cada nova mesa para introduzir para os jogadores como será o jogo e para entender o que eles esperam da campanha.
A sessão zero também é ótima para tirar dúvidas de jogadores iniciantes e fazê-los conhecer um pouco seus próprios personagens antes do jogo realmente começar.
Já fizemos um post falando sobre sessões zero! Dê uma olhada clicando aqui
Sem tempo?
Agora você já tem a mesa pronta…Mas combinar uma sessão está sendo bem desafiador. Se seu grupo possui uma rotina diferente da sua, provavelmente sempre terá alguém que acabará faltando. Existem algumas formas de evitar esse tipo de problema, sendo algumas delas as mencionadas abaixo:
Faça uma votação para decidir um dia fixo de jogo: Pode ser através de formulários feitos em sites como o “When2meet” ou pessoalmente. Os jogadores e mestres devem fazer o máximo para ajustar sua rotina a partir dos dias da sessão. Vocês podem marcar jogos semanais, quinzenais ou até mensais conforme a necessidade do grupo, mas todos devem fazer a sua parte para se comprometer nos dias de jogo
Faça jogos no estilo “West marches”: É um estilo de jogo em que a mesa é formada pelos jogadores que se reuniram em cada sessão, ou seja, mesmo que nem todos participem, o jogo pode acontecer com apenas os jogadores que apareceram no dia. É uma ótima alternativa para grupos grandes e com muitos conflitos de horário Fizemos um post explicando mais sobre esse estilo de campanha, venha conferir.
Esperamos que esse post tenha ajudado.
Comments