top of page
Foto do escritorCanto Heróico

West Marches


Por acaso sua campanha sofre com o fato de seus jogadores não conseguirem se juntar para fazer uma sessão por conta de compromissos? Ou você conhece muitas pessoas que querem jogar RPG, mas você não tem como colocar todas em uma mesma campanha? Talvez West marches seja o seu estilo de campanha!


West marches são campanhas em que não há um limite certo de número de jogadores e nem mesmo de mestres! Você leu certo, em uma mesma campanha pode haver mais de um mestre.


A ideia desse tipo de campanha é de aventureiros que partem de uma “Cidade base” para explorar o mundo desconhecido e selvagem. Essa cidade base é segura e sem nenhuma aventura, exatamente para forçar seus jogadores a explorarem os lugares ao redor e voltarem a sua base logo depois. Quanto mais longe seus jogadores forem, mais desafiadores serão os lugares.


Em West marches, os jogadores irão ouvir rumores ou acontecimentos criados pelo mestre e vão escolher previamente o que querem jogar. Imagine como se fosse um quadro de avisos de uma guilda em que seus membros podem se juntar para pegar uma missão. Quem não tiver disponibilidade ou interesse nessa aventura pode apenas não participar dela. Os jogadores escolhem o que vão explorar, quais companheiros irão com eles e quantos irão e o mestre apenas produzirá a aventura com base nisso. Caso um mestre não tenha uma ideia concreta do que fazer nessa aventura em si, outro mestre que queira pode mestrar a aventura para aquele grupo durante a sessão e depois passará as informações para o outro mestre.


Os jogadores irão aos poucos montando seus próprios mapas das regiões que exploram ou querem investigar. A parte interessante é que o mapa pode estar ou não certo e o mestre não deve corrigi-lo. Assim, até mesmo os seus erros podem leva-los a novos lugares que eles nem imaginavam.


Como nem todos os jogadores irão para as missões, sua campanha pode ter diferentes níveis de personagens. Além disso, seus jogadores deverão compartilhar entre si as informações que tiveram durante sua aventura de ida e volta para a base. Assim, os outros jogadores poderão querer explorar novamente esses lugares em busca de novas informações e tesouros que a outra equipe deixou para trás.


Esse tipo de jogo no geral é cooperativo, mas pode acabar surgindo uma leve competitividade entre alguns grupos. Para evitar que as pessoas sempre joguem com os mesmos membros e acabar excluindo outros, você como mestre pode acabar restringindo as vezes em que cada jogador pode ir com os mesmos jogadores em sequência. Assim, terá uma maior rotatividade de grupos e um senso maior de coletividade.

Esse texto foi produzido com base no vídeo no canal do Matt Colville.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page