top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Acessibilidade dentro do RPG



Talvez você seja ou conheça alguém que deseja jogar RPG, mas por diversos motivos de falta de acessibilidade, acaba por não fazê-lo. Tudo bem, não existem nos livros das regras um capítulo especial para isso, mas não quer dizer que não exista uma forma de contornar esses obstáculos.


Poderíamos abrir uma discussão de como o brasil não é um país tão acessível, mas nosso site é sobre RPG e é nesse tópico que vamos nos aprofundar. Por isso, nesse post iremos abordar a inclusão de jogadores nesse tipo jogo.


Para a construção desse post, nós perguntamos ao nosso público e para o subreddit r/rpg_brasil formas de melhorar a acessibilidade no jogo de RPG. Agradecemos do fundo do coração quem nos ajudou.



  • Pessoas cegas ou com baixa visão

O jogo muitas vezes usa elementos visuais, mas isso não deve impedir ninguém de jogar.

Narrativamente, em descrições, você não precisa se ater a apenas descrever a aparência dos locais, descrevendo também que tipos de sentido a sala provoca, o cheiro dela, a atmosfera, a temperatura e muitas outras coisas.


Para a questão de rolagens há duas opções. Podem ser usados aplicativos para fazer rolagens (O google, por exemplo, responde por voz e diz em voz alta a rolagem). Caso a pessoa esteja mestrando, ela pode usar fones para ouvir e até mudar as rolagens. Outra opção é o uso de dados de braile. Infelizmente não é feito no brasil, mas você pode conseguir modelos 3d de graça no site (https://www.dotsrpg.org/) ou encomendar eles já feitos por uma determinada quantia


Para textos escritos, permita a existência de textos alternativos para que seja possível que aplicativos de leitura de tela leiam em voz alta.



  • Pessoas surdas ou com baixa audição e pessoas mudas.

Sempre a melhor opção é aprender LIBRAS. Existem cursos por aí (Até mesmo grátis e online) que podem te ajudar a aprender, não só para o jogo, mas para o dia-a-dia


Mas enquanto você não aprende essa língua, uma boa opção é jogar por texto. Os jogadores escrevem tudo por mensagens, podendo ser por plataformas específicas(Como roll20 e foundry) ou aplicativos de mensagem como Whatsapp ou Discord


O usuário do subreddit gurglinggrout, nos deu a dica de o mestre perguntar aos jogadores em turnos para que cada um escreva o que querem fazer, até mesmo no roleplaying. Todos devem colaborar com paciência e sempre pensar logo no que querem fazer para deixar o jogo dinâmico. Para falarem fora do turno, os jogadores podem usar indicativos visuais para avisar como girar o token online ou prestarem atenção se alguém está digitando e etc.


No jogo presencial, também pode-se usar cartões ou outros elementos para simbolizar a ordem de turnos ou em descrições de ambiente e eventos pode ser usado imagens com informações escritas.



  • TDah e descalculia

Uma boa opção são jogos que não dure muitas horas ou com pausas no meio. O usuário do reddit StarryShiningKnight avisou que ajuda a ele, uma pessoa com TDAH , o uso de letras maiores e fontes mais nítidas em textos.


O mestre deve sempre ter paciência com seus jogadores, mas caso alguém de sua mesa possua TDAH, talvez você precisará repetir as informações mais vezes. Seja cuidadoso e espere os jogadores anotarem informações mais importantes, falando de forma mais calma e pausada até terminarem de escrever.


Já para discalculia, dificuldade de interpretação de cálculos e números, permita calculadoras e fichas pré calculadas. Outra opção é o uso de fichas específicas para pessoas com TDAH e descalculia que tem uma estrutura visual mais fácil de se usar. É facilmente encontrado online.



  • Restrição física

Não estamos falando apenas sobre acesso de pessoas cadeirantes em mesas e em espaços de jogos (Um assunto também importante), mas de outros tipos de restrição.

Um usuário do reddit disse que seu pai possui dificuldade de mexer o braço e uma bandeja de dados ajuda na hora de jogar, pois evita que o dado caia da mesa e permite o dado estar um pouco mais alto, facilitando para pegar.


Coloque assentos que sejam confortáveis e que ajudem na hora de jogar. Todo o grupo deve estar pronto para colaborar. Mais do que nunca a mesa deve se apoiar e se ajudar, pois precisa que todos estejam bem para o jogo se sair bem. Seu companheiro está lá precisando de sua ajuda, mesmo que não seja por causa de um tarrasque.




Claro que há outras formas de incluir pessoas nesse ambiente e outras dificuldades para ser levadas em conta e que podemos abordar em outros posts com a sua ajuda! Caso pense em alguma outra situação que pode acabar por excluir alguém do jogo, nos conte nos comentários e podemos fazer uma parte 2 mostrando como resolver isso!

Sempre tentamos melhorar nossa página para incluir o máximo de pessoas, então se tiver algo que ache que podemos melhorar coloque nos comentários!




Fontes:

https://delayedblastfireball.home.blog/2019/06/01/dnd-adhd/


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page