top of page
Foto do escritorCanto Heróico

As vantagens da criação de personagens em conjunto

Uma nova aventura vai começar, o mestre já preparou o início da campanha e os jogadores já estão pensando em seus personagens. Mas eis que surge uma pergunta: como esses indivíduos vão se tornar um grupo unido para se aventurar?

Para te ajudar com essa situação viemos apresentar as vantagens de se criar os personagens em conjunto. Desde facilitar o início da campanha até determinar interações e relacionamentos entre os membros do grupo, existe um universo de possibilidades que alcançamos ao ter personagens combinados com outros jogadores.


1 - Sem apresentações

Muitas vezes o principal problema que algumas mesas encontram no início da campanha é o estabelecimento de relações entre os personagens. O mestre traz os primeiros passos do jogo criando a cena, mas até todos os personagens se apresentarem uns aos outros passa-se muito tempo.

Embora essas questões possam criar boas cenas e oportunidades interessantes para interpretação, repetí-la diversas vezes pode se tornar um pouco maçante. Ao criar personagens em conjunto com a party, é possível fazer personagens que já se conheçam, definir até onde eles se conhecem e, caso tenham ideais muito diferentes, o que fez eles se aventurarem juntos. Talvez o paladino certinho e o bárbaro brutalhão tenham começado a viajar juntos por considerarem que ao treinar duelando tenham se desenvolvido muito como combatentes, ou um nobre contratou um ladino para fazer um roubo específico e mandou seu filho mago garantir que o trabalho seja feito.

Ao se conhecerem e saberem porque colaboram, podemos pular as apresentações e partir para a ação.


2 - Temática

Ao criar as fichas em conjunto, podemos ver como será a atmosfera da mesa, ajudando os jogadores a mesclar suas ideias de personagens entre si. Observando uma mesa com personagens que são, por exemplo, mais cômicos ou com um determinado alinhamento, pode-se indicar a outro jogador qual o tipo de personagem se encaixa melhor naquele ambiente.

Além disso, como o mestre deve tomar cuidado para não trazer temas para mesa que incomodem os jogadores, um jogador deve tomar cuidado para não fazer o mesmo. Talvez ele queira jogar com um personagem especialmente agressivo e que pode criar conflitos ao brigar com a party, mas outros jogadores não se sentem confortáveis com brigas constantes na mesa, mesmo sabendo ser apenas interpretação. O mesmo pode acontecer de diversas formas, podendo um jogador inclusive ativar gatilhos de outros.

Combinando a criação de personagens, podemos evitar esse tipo de situação, criando uma mesa que é mais agradável para todo mundo.


3 - Suporte

Jogadores novos podem ter dificuldade em criar seus personagens, seja lidando com a parte mecânica do sistema ou com a parte interpretativa do jogo. Aí encontra-se mais uma vantagem de se criar personagens em conjunto: Jogadores mais experientes podem ajudar os mais novos, propor ideias para o personagem e até combinar personagens. Muitas vezes, até jogadores mais experientes podem se beneficiar desta ajuda, afinal, todos nós temos bloqueios criativos de vez em quando.


4 - Estratégias

Não apenas de interpretação vive o jogador de RPG. Muitos dos desafios são resolvidos por questões mecânicas. Criar personagens em conjunto permite que os jogadores combinem possíveis estratégias e criem seus personagens de acordo, seja escolhendo habilidades específicas para essa colaboração, montando listas de magias, escolhendo determinadas classes, etc.

Brincar com as habilidades não é apenas montar uma ficha individualmente forte, mas também combinar formas dos personagens colaborarem juntos para fortalecer a sinergia entre eles. De tal forma, a party é tão unida que sabem usar seus poderes combinados para produzir efeitos maiores do que podem individualmente.


Texto: Álvaro Neto

Revisão: Esther Farias, Antônio Medrado


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page