Sabemos que existem diversos termos no RPG que confundem quem está começando. Para ajudar essas pessoas, fizemos um post para explicar alguns desses termos. Essa é a segunda parte desse post. Caso queira ver a primeira parte clique aqui.
- BBEG – Big Bad Evil Guy: Trata-se do grande vilão da aventura. “O grande cara mau” da história. Abreviação geralmente usada em textos inglês.
- Dice Goblin: Pessoa que adora comprar e acumular dados. Faz referência ao monstro goblin, que adora acumular cacarecos.
- OSR - Old School Revival: Renascença ou reemergência (o voltar à tona) de jogos “old-school” ou “à moda antiga”, sistemas no estilo de RPGs dos anos 80, como o D&D clássico, com regras mais simples e voltadas à interpretação, simulação, arbitragem do mestre e criatividade dos jogadores.
Exemplo de sistemas OSR: Dungeon Crawl Classics, Old School Essentials, Old Dragon…
Para mais informações sobre OSR, confira nosso post a respeito, feito em colaboração com o Barbado Nerd, clicando aqui.
- Murder-hobo: Referencia de maneira sarcástica ou pejorativa personagens ou grupos cuja abordagem para qualquer situação ou problema em jogo é atacar tudo que veem pela frente.
- Save ou Saving Throw: Chamados em português de Salvaguardas ou Testes de Resistência, são testes presentes em D&D ou sistemas similares, realizados por um personagem reagindo ou resistindo a alguma ação ou força externa.
Exemplos: Um personagem deve realizar um “save” de Força para evitar ser derrubado por uma lufada de vento, ou um “save” de sabedoria para resistir a ser enfeitiçado por um inimigo.
- Ability Check: Chamados em português de Testes de Habilidade, são testes presentes em D&D ou sistemas similares, realizados por um personagem que utiliza suas habilidades ou perícias para conseguir um determinado efeito. Diferentemente de “saves”, aqui o personagem será o agente da ação.
Exemplos: Um personagem deve realizar um teste de Atletismo para tentar saltar através de um abismo, ou um teste de Percepção para tentar detectar objetos escondidos em uma sala.
- CR - Challenge Rating, ou DC - Difficulty Class: Chamado sem português de Nível de Desafio ou Classe de Dificuldade, estão presentes em D&D e outros diversos sistemas para informar a mestre e jogadores a dificuldade de certo desafio ou monstro em uma dada escala. Em D&D 5E, o Nível de Desafio informa o grau de perigo de uma criatura e geralmente está registrada em suas estatísticas, considerando a quantidade de pontos de vida, nível de armadura e habilidades da mesma. Esse número tem o propósito de auxiliar o mestre a balancear a dificuldade de um encontro para personagens de determinado nível.
- Encontro: Em seu significado mais geral, encontros são qualquer tipo de acontecimento no jogo, seja conversar com um NPC, encontrar um animal durante uma vigia, ou qualquer cena envolvendo ou não combate. Contudo, muitas vezes “encontro” é um termo usado para se referir a desafios que têm certo custo para jogadores ou, de maneira ainda mais específica, combates.
- Teatro da mente: Estilo de jogo ou de combate que depende menos de referências visuais (como mapas e ilustrações), em que os jogadores devem se guiar através das informações ditas pelo mestre e pela própria imaginação.
Comments