Você já se pegou em uma página ou lendo um artigo na internet sobre RPG e não entendeu algum termo específico?
Principalmente quando você é um iniciante, alguns termos podem ser um pouco difíceis de compreender principalmente por derivar do inglês. Mas hoje seus problemas acabaram! Nós listamos alguns desses termos para vocês!
Loot- É o tesouro da party. Tudo o que vocês encontrarão em masmorras, receberão de NPCs e etc.
TPK – É a abreviação de Total Party Kill, ou seja, uma situação em que todos os membros do grupo morreram
PJ ou PC- Players character, personagem de jogador. São personagens que são controlados pelos jogadores e não pelo mestre.
Party – É a denominação mais comum para o grupo de aventureiros composto pelos personagens dos jogadores.
Lore – São os detalhes presentes em um mundo, tudo que aprofunde a história e detalha.
Homebrew – Tambem conhecida como regras caseiras. Tudo que foi criado fora dos livros oficiais são regras caseiras. Um monstro que você que criou, uma aventura não oficial pega na internet, uma regra feita exclusivamente para uma mesa, tudo isso é um Homebrew
NPC/PNJ- Non Player Character(Personagem não jogável). Personagens controlados pelo mestre e não pelos jogadores
DM/GM –Dungeon master/ Game master. São outras denominação para o mestre do jogo
Background ou BG/ Backstory- Todo o passado do personagem. Tudo o que aconteceu a ele antes de encontrar a party. No módulo oficial em inglês, background também pode se referenciar ao antecedente do personagem.
1d20 e derivados: É a denominação do dado, sendo o primeiro número a quantidade de dados e o segundo o número de lados do dado que você irá usar. Por exemplo, 3d6: Você deve usar 3 dados de seis lados nessa jogada.
Sistema – É o conjunto de regras que regem seu jogo. Define como os jogos vão funcionar na mecânica.
Cenário – É onde a história se passará.
Battle royale (PVP) – Batalha dos jogadores entre si. Geralmente é só um amistoso, organizado fora das sessões apenas para divertimento, afinal, é divertido chutar a bunda dos companheiros de vez em quando.
One shot- São aventuras curtas que tendem a durar apenas uma sessão.
Tarrasque: É um dos monstros mais conhecidos de D&D. Digamos que a chance de você ver um Tarrasque e sobreviver para contar história é um privilégio para poucos...
Crítico/Critou: Tem dois significados que são contrários. Se você jogou 1d20 e tirou 1, você tirou uma falha crítica. Caso tirou um 20, você critou/tirou um acerto crítico.
Metagame: Quando um jogador utiliza informações que seu personagem não saberia durante o jogo. Por exemplo, se você jogador sabe que o vilão tem um plano e o seu personagem, que não sabe, tenta impedi-lo.
20 ou 1 não natural: É quando você não tira esses valores no dado, mas após você somar os bônus totaliza 20 ou 1. Muitos mestres não consideram os efeitos dos críticos nesses tipos de rolagem.
Sessão: Cada encontro para jogar é chamado de “sessão”.
Roleplay: É todo o processo de interação dos personagens entre si e entre os NPCs
Campanha: É o conjunto de sessões que compõe uma mesma história. A campanha é o eixo principal, o que unifica todas essas sessões.
Suporte: Personagens que costumam não ir para a linha de frente do combate, geralmente sendo usuários de magia focados em ataques a distância e curar seus aliados.
Tanque: Personagens que são focados em estar na linha de frente dos combates, tendo geralmente mais vida e armadura e ataques corpo a corpo mais eficientes.
Combar: É o ato de juntar duas ou mais habilidades para o mesmo proposito com objetivo de intensificar uma ação, podendo ser feito por um jogador ou mais.
Então, você desconhecia algum dos termos citados? Quais os outros termos você acha que é crucial para um fã de RPG? conte nos comentários!
Comentários