top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Uma reflexão sobre personagens femininas

Talvez não seja a primeira vez que ouve falar sobre o quanto mulheres em jogos e outras mídia são sexualizadas, mas antes que saia desse post sem realmente lê-lo entenda que não queremos dizer como você deve jogar. Nós sempre prezamos que não há forma certa ou errada de jogar, por isso propomos apenas um dialogo sobre esse tema.


É comum ao pesquisar imagens para criação de personagem femininos encontrar uma grande diferença entre as ilustrações de mulheres e homens. Por exemplo, se você parar agora e digitar "druida dnd" ou similares irá encontrar uma grande quantidade de personagens femininas semi nuas, enquanto os homens estão com roupas mais compostas.

Isso ocorre não só com essa classe, mas com todas as outras. Armaduras mais justas, roupas com decotes enormes que não condiz com uma pessoa que está saindo em aventuras para matar monstros e salvar o mundo.


O uso do design é escolha do artista e do jogador e apoiamos totalmente isso. Mas será que só existe esse tipo de design para se usar em personagens?


Se você for um ilustrador ou artista, que tal tentar pular esses esteriótipos? Acreditem, usar armaduras que não mostram tantas curvas ou roupas mais compostas não deixará sua personagem menos feminina. Na verdade poderá trazer uma visão mais realista e até diferente para sua criação! Na hora de ilustrar a personagem, uma boa ideia seria pensar se aquelas roupas condizem a realidade em que a personagem vive ou com sua personalidade. Por exemplo, seria incomum uma clériga fiel a uma religião conservadora usar roupas mais chamativas ou curtas. Ou mesmo uma patrulheira que deve enfrentar aventuras e perigos em regiões frias com a vestimenta possuindo poucas camadas ou quase nenhuma proteção.


Corpos sem o padrão de beleza podem ser uma boa escolha também! Imagine, uma guerreira que passou anos treinando o uso da força em combate. Ela não possuiria músculos um pouco mais definidos ou cicatrizes de batalha? Tente brincar com a história que transmite aquela personagem.


Na hora de desenhar ou escolher a imagem da sua personagem tente pensar na roupa e na aparência como uma reflexão da personalidade da personagem. Se a roupa hiper sexualizada for coerente ao que você quer representar, vá em frente. Porém, tentar fugir do ponto comum pode evitar a propagação desse esteriótipo e trará diferentes visões de personagens femininas.


Mas como foi dito, foi apenas uma reflexão que trazemos a vocês na hora de criar suas heroínas. Se divirta.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page