Ainda que a comunidade RPGista esteja crescendo no Brasil e no mundo, principalmente por conta do crescimento de streamings e outras produções de conteúdo sobre o assunto, infelizmente o RPG de mesa ainda não é tão valorizado no nosso país.
Talvez um dos maiores motivos seja aquele típico preconceito de que todo mundo que joga esse tipo de jogos é aquele estereótipo de nerd que se reúne com pessoas esquisitas e se fantasia no porão. Óbvio que existem pessoas assim e isso não é problema algum, mas sempre é demonstrado de forma pejorativa e fecha a mente das pessoas, impedindo que elas vejam que, independente de se encaixarem nesse ideal de RPGista mostrado na mídia, esse hobby pode fazer parte de sua rotina e ser muito divertido, então por que não dar uma chance?
Não apenas isso, entrar no mundo do RPG é um passo complicado e que deixa muitas pessoas com medo. Medo da quantidade de regras, especialmente quando não conhecem alguém próximo que jogue RPG, de “não saber jogar”, e ainda existem muitos jogadores e mestres veteranos que não conseguem lidar muito bem com essas pessoas mais iniciantes. Isso sem contar com pessoas com deficiência ou alguma outra dificuldade, que enfrentam ainda mais obstáculos para ingressar no hobby.
Outra razão pode ser o fato de que o RPG ainda é um jogo caro para muitas pessoas. Módulos não costumam ter um preço tão acessível, bem como dados e outros apetrechos, o que pode afastar muita gente do hobby. Sem falar, é claro, que muitas dessas coisas não são encontradas em todos os cantos do país e uma boa parte dos materiais não possuem tradução oficial, o que restringe ainda mais o grupo.
E é justamente por isso que nós precisamos nos unir enquanto entusiastas de RPG no Brasil, exigir traduções oficiais das empresas, incentivar o consumo de produtos de RPG, apoiar os produtores de conteúdo, difundir o hobby para um novo público, ajudar as pessoas novas sempre que possível. É dever de todos nós, pessoas criadoras de conteúdo ou não, tornar a comunidade cada vez mais inclusiva em todos os sentidos!
Vamos ajudar a expandir a comunidade brasileira de RPG!
Comments