Sabemos que esse post pode estar um pouco atrasado para o tempo em que o programa “A Lenda de Vox Machina” foi lançado na plataforma Amazon Prime, mas sentimos que essa série incrível ainda não possui a devida atenção que merecia aqui no Brasil,, principalmente no nicho fora dos fãs de RPG.
Mas por que é importante que essa série faça sucesso?
Começando com uma pequena introdução da série para quem não conhece (sem spoilers), a animação “A Lenda de Vox Machina” é baseada na primeira campanha de RPG do stream Critical Role. Nela, conta-se a história de um grupo de aventureiros aprendendo a trabalhar em equipe para derrotar uma ameaça ao continente de Tal’Dorei, enquanto tentam entender seus lugares no mundo e enfrentar seus passados.
Com aprovação de 8,5 no IMDB e 100% no Rotten Tomatoes até o momento dessa postagem, essa série exibe uma produção de qualidade com história bem elaborada, principalmente tratando-se de uma adaptação. Porém, ainda se mostra pouco difundida para o grande público, que muitas vezes nem ouviu falar sobre ela.
E por que essa exposição é importante?
Com o crescimento de conteúdos voltados a RPG, como séries, animações e filmes, poderemos ter acesso a novos produtos para o hobby no Brasil, desde material traduzido até conteúdo original. Novels, módulos, quadrinhos… Com a popularização de séries como a de Vox Machina, empresas nacionais podem exibir interesse em importá-los para cá, barateando os valores e tornando mais acessíveis de encontrar.
Essa visibilidade também é boa para RPGs nacionais! Ao evidenciar-se que esse conteúdo é rentável e procurado, outras obras podem conseguir mais espaço em suas produções, e editoras e produtoras de jogos nacionais poderão se sentir mais seguras em apostar em projetos do gênero. Abrindo essa porta, pequenos criadores podem ter mais visibilidade e divulgação em seus projetos, alimentando ainda mais nossa comunidade!
Além disso, e mais importante, a visualização trará novas pessoas para o hobby! Assim como "Stranger Things” referenciando D&D fez com que pessoas procurassem saber mais sobre o que é RPG, a animação pode introduzir mais gente ao tipo de fantasias e aventuras vividas numa mesa de jogo, ilustrando toda essa diversão. Com o crescimento da comunidade, não apenas teremos novos jogadores e mestres, mas também novas histórias, cenários e aventuras, novos produtores de conteúdo, escritores… O movimento será benéfico para o hobby e trará novas mentes criativas para o RPG. Essa geração de conteúdo fará com que empresas vejam o crescimento de público, como mencionado antes, criando um ciclo positivo para os jogos.
Por isso, se você gostou da série, divulgue-a! Acompanhe sua história e valorize seu feito de trazer uma animação adulta de qualidade à tona. Mesmo que ela já esteja com sua segunda temporada confirmada, saiba que essa “campanha” não será visando arenovação por mais temporadas, e sim pensando no futuro de outros projetos como esse sendo postos para a grande mídia. Vamos apresentar esse mundo para outras pessoas e evitar ser os fãs que dizem a famosa frase “agora que é modinha deixou de ser legal”, pois a popularização desse show pode trazer diversas oportunidades futuras para nossa comunidade. E para quem ainda não viu a série, não perca tempo!
Assista-a na plataforma da Amazon Prime e desfrute dessa história.
Comments