top of page
Foto do escritorCanto Heróico

O povo quer saber: Jogar vampiro a máscara


Hoje falaremos das regras e mecânicas da quinta (5ª) versão de Vampiro, a Máscara - a edição mais recente do sistema. Caso queira saber um pouco mais sobre o aspecto narrativo que envolve o sistema, recomendamos que confira o nosso vídeo mais recente feito no quadro “Existe um Sistema Para Você”.


Como em quase todo sistema, para jogar Vampiro, você precisa primeiro fazer sua ficha de personagem. Nela, você desenvolverá o conceito do seu vampiro, incluindo informações como seu clã, atributos e perícias - cujos valores você determinará por distribuição de pontos.


Além da ficha, você precisará de alguns dados de 10 lados - popularmente abreviados como d10. Eles serão usados da seguinte maneira: Em um teste, você deve rolar uma quantidade de dados igual ao seu valor naquele determinado atributo ou perícia. Exemplo: se eu tenho 2 em Força, devo usar 2d10 no teste. Caso eu tenha 5 nesse mesmo atributo, devo rolar 5d10. Meio intuitivo, né?


A dificuldade dos testes é medida por quantos acertos você precisa para passar nele, sendo resultados de 1 a 5 considerados falhas e 6 a 10 considerados sucessos. Note que, para cada par de dados iguais a 10 que rolar, você tem um acerto crítico, que equivale a 4 acertos normais! Testes mais difíceis exigirão uma quantidade de sucessos maior do que testes mais simples, mas não se preocupe: dados podem ser rolados novamente com o uso de Pontos de Vontade!


A Fome, no entanto, afeta diretamente os dados utilizados. Durante as suas rolagens, para cada ponto de fome que você tenha acumulado, você deve substituir 1d10 comum por 1d10 vermelho. Caso o dado de Fome resulte em um valor entre 2 a 5, será contada uma falha, enquanto um número entre 6 e 10 resulta num sucesso. Contudo, um dado de Fome possui duas regras a mais: Primeiro, um acerto crítico (um par de 10) usando dados de Fome resultará em um Sucesso Crítico chamado “bagunçado”, o que indica que o personagem foi bem sucedido na ação porém a fez de forma bestial, “empolgada demais”. Um resultado igual a 1 num dado de Fome indica uma Falha Bestial, o que irá ativar a compulsão do seu personagem.


Claro que um sistema tão rico quanto Vampiro, a Máscara possui outras mecânicas interessantes e específicas para outras situações. Essas são, porém, as regras básicas, que serão usadas boa parte do tempo em sua mesa e servindo como uma introdução simples ao sistema.


Esperamos que o post tenha sido útil para vocês!


Alguma dúvida sobre o sistema de Vampiro ou algum outro assunto dentro do universo do RPG? Nos deixe saber nos comentários!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page