top of page
Foto do escritorCanto Heróico

O povo quer saber: Como fazer ficha de Call of Ctulhu

Atualizado: 18 de ago. de 2020

(Dúvida feita no instagram por @Johnss_jp)


Capa do post: O povo quer saber

Call of Cthulhu é um jogo de RPG de temática mais voltada ao terror e investigação, em que cada jogador se transforma em um investigador sobrenatural


Cada ficha é dividida pela época na qual a aventura se passa, então o primeiro passo para a criação do seu personagem é escolher a ficha correspondente à época.


Para melhor entendimento, seria bom ler esse tutorial com uma ficha em mãos. Estamos usando a versão 6E do jogo nessas instruções.


Um bom passo para começar seria rolando os valores das suas características. Para a FORÇA, DESTREZA, PODER, APARÊNCIA e CONSTITUIÇÃO você deve rolar 3 dados de 6 lados (3d6).


Já as características TAMANHO e INTELIGENCIA serão definidas por apenas 2 dados de 6 lados e somando mais 6 no resultado (Sendo mais visual 2d6+6). EDUCAÇÃO será 3 dados somando 3 no valor (3d6 + 6)


A escolha de qual rolagem vai para cada característica é feita por você, mas lembre-se de colocar os maiores valores para as características que você quer prezar em seu personagem.


Tem algumas características que dependem dos valores já preenchidos:

Tanto SANIDADE quanto SORTE será o resultado do valor já definido pelo PODER vezes 5 (Pod x 5). Já o SABER será o valor de EDUCAÇÂO vezes 5 e para IDEIA será INTELIGENCIA vezes 5


Para o BÔNUS DE DANO (O Bônus acrescentado para os ataques do investigador), você deve acessar uma tabela presente no livro de regras com esse mesmo nome e procurar o valor correspondente à soma de FORÇA e TAMANHO e anotar no espaço determinado.

Terminando essa ala de características, teremos um espaço escrito “99 – mitos do Cthulu”, que começa com o valor 99 e vai diminuindo conforme o jogo avança.

Indo agora mais para baixo da ficha, você deve assinalar o valor na tabela sanidade com o mesmo valor da característica já rolada. Ela poderá aumentar ou diminuir durante o jogo.

Ao lado, também possuirá a tabela de pontos de magia e pontos de vida. Os pontos de magia terão o mesmo valor que a característica PODER como valor máximo, podendo recuperá-los ou perdê-los.


Para a tabela de pontos de vida, você deve somar CONSTITUIÇÃO e TAMANHO e dividir pela metade, definindo quanto de vida seu investigador terá (arredondado para cima). Circule na tabela o valor. Este será o máximo valor, podendo recuperá-lo ou perdê-lo.

Após finalizar de preencher essas partes, virão as habilidades do investigador. Elas são definidas a partir das ocupações escolhida para seu personagem. A ocupação pode ser escolhida a partir da listada no próprio livro ou uma nova criada em um acordo entre mestre e jogador. Após escolhida, veja quais habilidades ela tem como característica e preencha os campos conforme as próximas instruções.


Os pontos de habilidade são representados em forma de porcentagem. Para distribui-los, você deve multiplicar EDUCAÇÂO por 20 e repartir entre cada habilidade presente na ocupação escolhida. Ao lado das habilidades, você verá uma porcentagem já escrita na ficha. Você deve somar os pontos que dividiu nas habilidades com a porcentagem que está ao lado dela.


Por exemplo: Se você escolher colocar 30 pontos (30%) em “Nadar”, que possui ao seu lado escrito 25%, você deve colocar 55% na sua habilidade de natação.

Após isso, multiplique INTELIGENCIA por 10. Esses são os pontos de interesse pessoal e você poderá somar a qualquer habilidade menos Mitos de Cthulhu. Distribua todos os pontos; qualquer ponto não distribuído será perdido.

Abaixo, encontramos a parte de armas. Ao distribuir pontos de habilidade em armas de fogo, some os pontos para as classes apropriadas de cada arma de fogo assim como para a arma pessoal. Por exemplo, adicionando 20% para um Revólver significa que armas do tipo pistola (na parte das habilidades que possui armas de fogo) também aumentaram em 20, totalizando (Com a soma da porcentagem já existente) em 40%

A parte do verso da folha possui muitos campos que serão preenchidos conforme a construção de toda a história do personagem (Onde nasceu, transtornos mentais, descrição e etc). Porém, a idade possui uma pequena regra. A idade mínima será o valor de EDUCAÇÂO + 6 anos. Se o investigador for mais velho que esse valor, para cada 10 anos a mais deve acrescentar mais um ponto em EDUCAÇÂO. Consequentemente isso dará mais 20 pontos de ocupação a ser distribuído para cada 1 ponto acrescentado em EDUCAÇÂO.

Mas para cada 10 anos acima dos 40 anos, você deve subtrair 1 ponto em FORÇA, CONSTITUIÇÃO, DESTREZA OU APARENCIA

A parte de renda possui uma tabela no livro de regras que classifica por época e rolagem de dados.

Espero termos ajudado. No futuro, temos planos de contar mais sobre esse sistema no “Existe um sistema para você”, dando mais informações interessantes.

Ei, você tem uma dúvida? Fale para a gente. Mande nos comentários ou nos mande pelo Instagram no perfil @Canto.heroico

4.277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page