Após apresentarmos o sistema e criarmos um tutorial de como jogar “Vampiro: a Máscara”, viemos hoje para ensinar como fazer a sua ficha de personagem! Caso queira ver os outros posts sobre “Vampiro: a Máscara”, entre nos nossos quadros:“Existe um sistema para você” e em “O povo quer saber”.
Esse tutorial segue a ficha do sistema na sua 5ª edição. Recomendamos possuir a ficha em mãos para o melhor aproveitamento desse post.
Começando pelo topo da ficha, teremos algumas características básicas:
Após decidir um nome para batizá-lo, você deverá pensar no conceito do seu personagem. Isso seria uma palavra ou frase que você considera representá-lo em sua vida anterior, antes de se tornar um vampiro. Pode ser relacionado com sua profissão, sua maneira de viver, seus gostos e etc. Mesmo não sendo algo muito usado mecanicamente, te ajudará a interpretar a personalidade de seu vampiro.
ex: “Cantora de ópera que cansou de esperar o amor verdadeiro aparecer”
ex2: “Jornalista de investigação criminal que adora um bom vinho e pianos”
Na aba predador você definirá como o seu personagem caça suas vítimas e como ele age para conseguir o que quer. Dentro do livro você encontrará diferentes categorias de predadores, cada uma com habilidades e características específicas, então escolha aquele que mais se encaixa com o seu personagem.
A ambição do seu personagem é o que o move na sua vida após a morte. É um objetivo, geralmente a longo prazo, que exigirá certo esforço para ser cumprido. Deverá ser algo específico, ou seja, não utilize coisas como “Conquistar a paz mundial” como ambição. Alguns exemplos:
Ex: Chegar no cargo mais alto do meu clã
Ex2: Se vingar de um inimigo antigo
Diferente da ambição, o desejo é algo de curto prazo e simples. Serve para guiar seu personagem durante o jogo. Cada sessão pode ter um desejo novo, mesmo que o anterior não seja cumprido.
Partindo para os clãs, eles são organizações de grande importância para um vampiro. Eles definirão o meio que seu personagem está inserido e lhe dará duas disciplinas conforme o clã escolhido. Com isso definido, utilize a seção da maldição do clã para escrever a maldição correspondente a sua organização pertencente. Após isso, utilize a aba senhor para escrever o nome daquele que o transformou em vampiro. Lembre-se: Ele deve ser do mesmo clã que você.
Na aba de geração, você colocará quando seu personagem foi transformado em vampiro. Ele pode ter sido transformado a um século atrás ou até mesmo no dia anterior. O módulo possui categoria para cada geração e suas determinadas peculiaridades.
Passando para a parte debaixo, em atributos, você deve seguir a seguinte distribuição:
1 atributo para preencher 4 pontos
3 atributo para preencher 3 pontos
4 atributo para preencher 2 pontos
1 atributo para preencher 1 pontos
Após essa distribuição, você conseguirá definir a saúde e a força de vontade de seu personagem, através dessas duas equações:
Saude= Estamina +3
Força de vontade= compostura + Determinação
Já em habilidades, você deve seguir uma das opções de distribuição abaixo:
Pau-pra-toda-obra: 1 habilidade com 3 pontos; 8 habilidades com 2; 10 habilidades com 1
Balanceado:3 habilidade com 3 pontos; 5 habilidades com 2; 7 habilidades com 1
Especialista:1 habilidade com 4 pontos; 3 habilidades com 3; 3 habilidades com 2; 3 habilidades com 1
Também adicione uma especialidade nas habilidades Acadêmicas, Ofícios, Performance e Ciências. Depois, acrescente mais uma especialidade em uma outra habilidade.
As disciplinas do seu vampiro são adquiridas a partir do seu clã. Escolha duas delas, e acrescente 2 pontos em uma das disciplinas e 1 ponto na outra. Personagens sem clãs não possuem disciplinas intrínsecas de um grupo, porém podem receber disciplinas ao se alimentarem de suas vítimas, igual a outros vampiros. A categoria ressonância é definida através dessa alimentação durante a sua trajetória no jogo.
Coloque seu vampiro para começar com humanidade igual a 7.
Na seção de Convicções você definirá o que seu personagem acredita, devendo escolher de 1 a 3 convicções. Já os pilares são humanos ainda vivos que representam essas convicções, por isso devem estar na mesma quantidade de convicções. Esse pilar pode ser um filho, um descendente de uma pessoa amada que morreu séculos atrás, contanto que lembre ao vampiro sobre esse determinado ideal.
Para a próxima etapa, gaste 7 pontos em vantagens e 2 em falhas, somados aos pontos obtidos pelo tipo de predador selecionado. Para vampiros sangue- fraco (Sem clã), escolha de 1 a 3 vantagens de sangue-fraco e o mesmo número de falhas.
Para a potência do sangue, você necessitará a tabela presente na geração de seu vampiro. Quanto mais antigo, mais forte a potencia.
Outras características para seu personagem são definidas puramente pelo jogador ou durante o jogo.
Esperamos ter ajudado com esse tutorial. Você possui mais alguma dúvida para nos enviar? Coloque nos comentários ou nos mande pela DM da nossa página do instagram (@canto.heroico)
Comments