(Pergunta enviada por @alvarolfneto)
Às vezes acontece de dois personagens da party não se darem bem por vários motivos, como opiniões e ideais, mas existe uma linha tênue que separa o jogo e a realidade, fazendo com que esse tipo de situação deva ser feito com cuidado para não trazer um clima ruim entre os jogadores.
Para isso, algumas medidas devem ser feitas:
-Caso sejam observadas discussões recorrentes entre os mesmos personagens, o mestre deve conversar com os jogadores se eles se sentem à vontade com esse tipo de situação. Também deve ser atentado a eles que qualquer tipo de rixa é entre os personagens e não deve ser trazida para fora do jogo. A partir daí, cabe aos jogadores desenvolver um senso de responsabilidade de não atrapalharem o clima do jogo.
- Outro ponto é chamar a atenção caso as discussões entre eles fiquem longas e insistentes a ponto de atrapalhar o andamento do jogo. Se isso ocorrer, os jogadores tem duas opções: Tentar deixar esse tipo de narrativa para trás (Colocar alguma cena dos dois jogadores conversando para tentar melhorar a relação, algum deles mudando de ideia ou concordando em discordar) ou colocar na hora da interpretação, se a discussão ficar muito prolongada, o jogador falando “Vocês conseguem ouvir meu personagem discutindo com fulano” ou “Mesmo que fulano fale alguma coisa, meu personagem não vai mudar de opinião”. Assim, dá a entender que eles continuam com a rivalidade, mas o jogo não será interrompido o tempo todo.
-A rixa é uma rivalidade saudável e não uma inimizade. Lembre-se que o jogo é colaborativo. Não faz muito sentido o personagem continuar em um grupo no qual vive brigando. Eles podem brigar, mas provavelmente tem algum tipo de respeito ou companheirismo entre si e é bem interessante demonstrar isso também.
Às vezes as coisas podem ficar tensas! Mas lembre que os inimigos são outros, não as pessoas do seu grupo (na maioria das vezes)
Essa dica lhe ajudou? Por favor, nos deixe saber! Se tiver alguma dúvida específica, mande nos comentários ou nos mande pelo Instagram no perfil @Canto.heroico
Comments