(Dúvida enviada pelo instagram por @drigomoraess)
Construir um mapa ajuda a imergir ainda mais os jogadores no cenário que criou ou entender o que está ocorrendo ao seu redor. Por exemplo, um mapa de batalha vai ajudar os personagens ainda mais a ter uma ideia de onde os inimigos estão e quais lugares podem andar já mapas mais amplos podem dar a eles mais noção de para onde estão indo e da distância entre determinados lugares.
Existem diversos mapas prontos na internet, mas caso você queira ter o seu próprio, personalizado exclusivamente para a sua campanha, esse tutorial é para você!
Não existe maneira errada de fazer um mapa. Você pode elaborá-lo em um dos softwares de criação de mapa, como o mapforge ou Mapper RPG, ou um programa normal de desenho que você pode editar e incluir as grades de batalha. Caso não goste muito de desenho digital, não se preocupe. Você pode também imprimir as grades e desenhar manualmente por cima.
Para que seu mapa se torne único, leve em conta algumas características locais. A região é uma floresta? Uma cidade? Coloque elementos que correspondam com o que você quer retratar.
No caso de mapas de batalha, leve em conta a dinamicidade da batalha. Se os adversários são arqueiros, pense em incluir certos obstáculos que sirvam de barreiras (sejam árvores, ruínas, barracas de feiras, etc.)
Experimente diferentes coisas na hora de criar e lembre que nem todas as cenas precisam de um mapa para que funcionem. Às vezes a narrativa já é o suficiente para suprir a falta de informação visual, então não se sinta pressionado a fazer um mapa.
Então essa dúvida também era a sua? Possui alguma dúvida que queira que a gente responda? Mande nos comentários ou pelo instagram no nosso perfil @Canto.heroico. Caso nos permita postar a dúvida no "Povo quer saber" daremos os créditos a você.
Comments