Talvez você tenha filhos ou irmãos menores em sua casa que também tenham interesse em jogar RPG, então por que não os dar uma chance?
Jogos são a maneira mais divertida para entreter crianças. Você pode usar o RPG tanto para explorar a criatividade delas, criando aventuras e mistérios, e até mesmo ensina-las por meio dessa plataforma.
Os pais podem criar jogos que ensinam de forma dinâmica e lúdica valores como trabalho em equipe, honestidade (Ex: Uma situação que dizer a verdade seja a resposta) e perseverança. Afinal, qual a melhor forma de ensinar alguém a seguir em frente e enfrentar seus problemas do que sendo um herói que combate o mal?
Além disso, os pais podem até simular situações para ensinar os filhos a como agir se algo assim acontecesse.
Até na hora de estudo, o RPG pode ser usado. Muitos RPGs possuem características históricas, cientificas e etc. As crianças podem ser levadas a aprender por meio de jogos e histórias. Imagine ensinar a história do Brasil através do tabuleiro? Ou explicar elementos químicos fingindo ser um alquimista criando poções? Já pensou em ensinar sobre a natureza para um druida mirim? A imaginação é o único limite.
Mas para trazer crianças para esses mundos de fantasia deve ser feito com cuidado. Lembre dos conteúdos que irá mostrar e COMO vai mostrar. Crianças menores são sensíveis a conteúdos muito assustadores ou violentos e não queremos traumatizar ninguém. Também se certifique de lembrar que isso é um jogo e sempre coloque um limite entre a fantasia e realidade.
Tá, mas como jogar?
Sabemos o quanto a atenção de crianças é facilmente desviada. Então adapte o jogo para que elas se divirtam o quanto puder. Diminua a duração de jogos para 2 horas no máximo, para que não se entediem com a demora. Isso também inclui não deixar uma cena rolar por muito tempo, para que não cansem e se distraiam.
Ajude eles a fazer as fichas ou deixe já prontas. Geralmente a quantidade de informação pode assustar quem nunca jogou e não queremos fazer seus minis jogadores desistam antes de jogar.
Tente pegar leve com eles para que se acostumem com as regras e personagens, mas também não deixe tudo muito fácil para não se sentirem pouco desafiados. Vá ajustando o jogo com a idade e a situação, ajudando quando necessário
Deixe que usem elementos lúdicos como fantasias e objetos “mágicos”, mapas e cartas. Use um suco e diga ser uma poção! Tudo é válido para tornar o jogo mais fantástico para entreter os pequenos.
E junte o resto da família para jogar! Todos podem acabar se divertindo e será uma experiência única que pode trazer momentos bem engraçados.
Se eles nunca jogaram, temos dicas de como lidar com jogadores e mestres novatos. Dê uma lida e divirta-se!
Comentarios