Quando decidimos usar um escudo do mestre é comum que nós tenhamos uma visão do que queremos. Pensamos em uma imagem, ou em um conjunto de informações e tabelas que queremos ter nele. Porém, toda idealização possui um obstáculo: a realidade .
É difícil encontrarmos algo que cumpra com tudo o que queremos - seja o design dos escudos oficiais ou as informações contidas nele - fazendo com que muitos mestres se encontrem pensando se é melhor comprar um escudo oficial de sistema, ou se deveria pôr a mão na massa e construir o seu.
Caros heróis, aqui iremos mencionar algumas vantagens dos escudos oficiais (feitos pelas editoras para determinado sistema) e caseiros (feitos em casa pelo mestre).
Escudos oficiais:
Sistemas mais tradicionais de RPG possuem em seu acervo escudos oficiais que podem ser comprados pelos mestres.
Vantagens
Design profissional: Feito por editoras, você pode esperar que o escudo em suas mãos será bem trabalhado, possuindo artes e organização melhor elaborada.
Menos esforço: Por já ser um escudo pronto, não será necessário organizar o escudo, seja inserindo dados ou montando sua estrutura.
Necessidades comuns: Os escudos oficiais contém as principais informações necessárias para conduzir uma sessão daquele sistema. As editoras escolhem os dados com base no que será mais comumente necessário para a maior parte dos mestres.
Qualidade: Por ser fabricado profissionalmente, esses escudos serão provavelmente mais resistentes do que os escudos caseiros, sendo menos frágil ao transporte e manutenção.
Escudos caseiros
Alguns narradores optam por fazer seus vários escudos, seja para suprir alguma falta nos sistemas oficiais ou para suprir alguma necessidade específica.
Vantagens
Preço: Escudos caseiros evitam os preços altos que os produtos de RPG possuem atualmente no mercado brasileiro, dependendo apenas do custo dos materiais utilizados.
Design personalizado: Por ser feito pelo mestre que irá utilizá-lo, o escudo caseiro pode possuir design adaptado para suas necessidades particulares, seja tendo mais páginas ou desenhos do seu gosto, ou então ter informações escritas de forma adaptada (caso o mestre possua alguma dificuldade para ler escudos oficiais por causas como daltonismo ou dislexia).
Dados: O mestre que usa o escudo pode pôr nele as informações que julgar mais importantes, assim, diminuindo a chance de ter espaço desperdiçado por conteúdo não utilizado.
Adaptabilidade: Por não estar inicialmente preso a um sistema, o escudo caseiro pode tanto conter informações úteis para mais de um sistema (se quem fizer o escudo souber preparar isso) quanto páginas substituíveis, a depender da forma de produção.
Percebe-se que normalmente as vantagens apresentadas para os escudos oficiais são fatores que se tornam desvantagens para os escudos caseiros, e vice-versa. É possível encontrar um escudo oficial que se encontre perfeitamente adaptado para suas necessidades, da mesma forma que pessoas mais experientes com artesanato ou design podem produzir em suas casas escudos muito bem trabalhados.
Comments