Na hora que decidimos criar uma campanha nossa, uma aventura, um NPC novo, ou até nosso próximo personagem, vem uma pergunta importante à nossa mente: O que é que vou fazer?
É muito fácil construir algo quando já sabemos o que queremos. Porém algumas vezes, conseguimos fazer apenas um esqueleto simples daquilo que planejamos. Nesses casos, devemos buscar novas fontes de inspiração.
Encontrar inspiração pode se tornar mais fácil ao utilizarmos algumas técnicas. Inclusive, quando mantemos um certo nível de prática. Mas não se preocupe meu jovem sem idéias, estamos aqui para ajudá-lo.
Fontes:
Isaac Newton uma vez disse “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes” ao falar daquilo que ele construiu. Então, se o pai da física moderna não se envergonha de ter usado o que outros construíram ao fazer sua obra, você também não precisa se preocupar, a maior parte das fontes que usamos também tiveram suas referências.
Narrativas:
Muitos já tentaram imitar personagens que conheceram em alguma obra narrativa, seja um filme, livro, etc. Não tem muito o que ser dito sobre essa forma de se inspirar. Apenas evite copiar tudo que um personagem tem, pois o personagem que amamos talvez seja ótimo de acompanhar, mas terrível de interpretar por causa de certos elementos que não nos agradam ou não se encaixam no jogo em que o introduzimos. Não tenha medo de mudar essas características e assim terá um personagem que, embora inspirado, é totalmente seu.
Uma dica importante é se permitir sair do tema comum. Muitas histórias futuristas cercam o tema de novas tecnologias sendo inventadas, que tal usar isso por meio da criação de uma nova magia e a subsequente guerra secreta que ocorre para roubar o pergaminho onde ela está escrita. Trocando o celular por uma rede de bardos e a popularidade por títulos de nobreza, podemos pegar uma patricinha fofoqueira de um filme de romance escolar e jogá-la em um mundo medieval onde é uma nobre que espalha mentiras sobre suas desavenças entre os nobres. Usar apenas inspirações fora da temática permite criar momentos divertidos e estranhos para os personagens e para os jogadores.
Imagens:
Por vezes, temos uma ideia muito específica para um personagem que criamos e procuramos artes na internet que correspondam fielmente a essa ideia. Acabamos perdendo tempo em busca de um visual muito específico. Ao invés disso, que tal passar algum tempo só recheando uma pasta com imagens que te inspiram ou que tenham temáticas próximas da que está tentando promover? Quem sabe a sua ideia de personagem se molde às imagens que você encontrar e não o contrário, criando assim um mesclado entre sua ideia original e inspiração espontânea.
Para os mestres, manter imagens salvas de locais (como as fotos de documentários da natureza), mapas de batalha, e de personagens aumenta o repertório do que pode descrever. Pegue imagens que gostar no tempo livre, e salve-as em pastas de acordo com o tipo de imagem. Se possível, pode pôr um documento em conjunto com ideias de como ela pode ser usada, seja uma cordilheira que pode conter uma colônia perdida de monstros, ou com características dos personagens que você pensou a partir de desenhos.
Quando usar imagens para criar personagens, lembre-se de olhar atentamente as ilustrações e construir elementos de personalidade a partir dos detalhes. A postura e feições de uma pessoa podem dizer muito sobre ela, por exemplo, então lembre-se de utilizá-las à seu favor.
Um aplicativo comumente usado para este fim é o Pinterest, onde é possível criar pastas no próprio app ou site, sem usar armazenamento do computador ou celular.
Caso baixe imagens, nomeie o arquivo com o nome do local ou personagem que pretende que a imagem represente.
Música:
Assim como as músicas são utilizadas no cinema e na televisão para reforçar o impacto da cena, a música também pode inspirar sua criação. Uma forma interessante de usá-las é criar playlists com músicas que combinam com o personagem ou tema da sessão e ouví-la antes do jogo para entrar no clima.
Tabelas:
Muitos sistemas possuem tabelas para criação rápida de personagens, fortalezas, criaturas e outras coisas. Às vezes é muito interessante usar essas ferramentas para facilitar a criação de personagens. Se não gosta de alguma das possibilidades, apenas ignore as rolagens que pararem nela. Use essas ideias primariamente como uma referência, podem haver ideias que não lhe surgiram antes e depois se mostraram muito boas. Mas caso isso não aconteça, role e utilize as ideias que lhe agradaram. Essa dica funciona um pouco melhor para mestres que precisam agilizar o processo de criação nas aventuras, mas é também uma ótima ferramenta para jogadores com seus primeiros personagens.
Desenvolva com o tempo:
Talvez uma das dicas mais importantes que podemos dar. Não tem problema expandir ou mudar características do que criar com o tempo. Seja a adição de novas lojas na cidade que os jogadores mais visitam (mesmo que saiba que elas seriam visitadas se tivessem sido criadas antes) ou novas situações passadas para um personagem seu. Falamos com tranquilidade que a maior parte de vocês que estão lendo não precisam criar mundos e personagem com habilidade profissional, então não se preocupe em mudar coisas ao receber novas inspirações. Porém, a comunicação é importante, seja para o mestre avisar os jogadores daquilo que foi modificado ou o jogador apresentar ao mestre mudanças que fará ao seu personagem que possam afetar os planos do mestre ou as interpretações de outros jogadores.
Gostou das nossas dicas? Conte nos comentários quais outras formas você utiliza para buscar inspiração
Comentarios