Você provavelmente já deve ter visto uma série, livro ou um jogo e pensou "Nossa, isso com certeza encaixaria em um RPG". Porém, quando começa a pensar em como desenvolver o cenário acaba não sabendo por onde ir. Nesse post, separamos dicas que pode te ajudar a adaptar sua história favorita em seu jogo favorito.
1)Pense no que vai adaptar e o que não
O que você quer que seu RPG tenha da história original? Talvez você queira apenas o local em que se passa ou o contexto. Até mesmo pode pensar em adaptar uma versão paralela da história. Por exemplo, você quer adaptar HARRY POTTER para RPG de mesa. Você talvez queira imaginar como seria a vida se Voldermort ganhasse ou se o mundo mágico fosse algo de conhecimento público.
Escreva os pontos que você quer em seu jogo, analisando os pontos que existem na obra original e caso tenha mudanças, pense no que influenciariam na sua história. Assim, você enxergará melhor os pontos que te atraem mais nessa narrativa
2)Pesquise o sistema que combine mais
O sistema que passará sua história é algo importante para deixar os jogadores mais imersos. Existem diversos pelo mundo a fora e você ainda pode criar o seu do zero ou adaptar um existente.
Se sua história se passar em um terror psicológico de investigação, talvez Call of ctulhu seja uma boa escolha. Adaptando a liga da justiça? Dê uma olhada em mutantes e malfeitores. Caso nenhum lhe agrade totalmente, não se preocupe. Você pode criar suas próprias regras ou pesquisar para saber se alguem já tentou adaptar a mesma história. Se você for iniciante, sugerimos não fazer um sistema do zero, pois isso só te estressará (Experiência própria) .
3)Não espere que tudo seja possivel de ser traduzido
Quanto mais proximo seu jogo chegar da obra principal melhor, mas saiba que nem tudo será parecido. Não se estresse com a tentativa de deixar seu jogo 100% igual ou poderá ficar frustrado com algo que deveria ser divertido. Se concentre em tornar o jogo legal para você e para quem for jogar. Geralmente ajuda perguntar aos jogadores o que eles esperam ver na adaptação
4)Pesquise
Para uma boa adaptação quanto mais informações melhor. Pesquise informações sobre o cenário ou como é a vida dos seres que vivem naquele mundo. Existem pessoas com alguma habilidade especial? Como ela funcionam? Quem a tem? Caso não ache alguma resposta ou queira algo diferente, crie e aprofunde novas informações. Não fique preso só na obra original.
Você ainda pode pesquisar na internet sobre o universo que você deseja procurando se alguem já teve alguma ideia parecida com a sua.
5)Evite o uso de personagens principais
Lembre, a história agora é sobre o grupo dos jogadores e não do personagem existente na obra original. Caso use alguem que já existe na obra, dê um papel secundário ou torne o um easter egg. Ninguem quer viver a história cujo foco é outra pessoa aleatória.
Além disso, tente equilibrar o protagonismo para que cada personagem tenha uma relevância na história. Por exemplo, se na obra original há uma profecia de um herói, talvez você adapte para a profecia de um grupo inteiro, ou coloque outros elementos que dê importância para cada um deles ( Uma missão, um objetivo, uma particulariedade...). Converse com seus jogadores e decidam juntos.
6)Não tenha medo de tentar
Para que uma história exista, necessita apenas de alguem com uma ideia. Não pense ser impossivel criar uma aventura a partir de uma musica, um filme ou livro que conhece. Se você vê algo lá pode ser que dê uma boa aventura, mesmo que precise mudar algumas coisas ou misturar com outras. Essas são otimas fontes para inspiração para mestres e jogadores
コメント