top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Alinhamentos


Uma regra particularmente importante para interpretar um personagem em Dungeons and Dragons é a de alinhamentos. O alinhamento de um personagem não vai apenas impactar na interpretação, mas também interferir em algumas mecânicas com as quais ele poderá interagir, como certos itens ou artefatos.


Os alinhamentos em Quinta Edição são definidos no Livro do Jogador como uma mistura de 2 fatores: A moralidade, variando entre bom, neutro e mau, e a postura para com a ordem, variando entre ordeiro, neutro e caótico.


As possibilidades são:


Leal e Bom: O herói, sempre busca fazer a coisa certa, da forma certa. Os fins nem sempre justificam os meios. Isso não torna o herói infalível, indecisão ao ter que fazer algo fora das normas, orgulho e rigidez são falhas comuns desses personagens.


Neutro e Bom: O benfeitor, alguém que põe sua bondade acima das normas, mas sem se revoltar contra elas.


Caótico e Bom: O rebelde, alguém que ignora as normas vigentes e pode tratá-las como um empecilho para fazer a coisa certa, vivendo e vive pela própria consciência.


Leal e Neutro: Age de acordo com códigos claros, como honra ou a lei.


Neutro: O incógnito. Este toma as atitudes que aparentam ser melhores no momento, podendo fugir da lei ou tomar atitudes nem tão nobres, embora de forma mais situacional.


Caótico neutro: O anárquico, ele se importa mais com sua liberdade que qualquer coisa e segue seus caprichos antes de outras motivações.


Leal e mal: O corrupto, conhece as leis e as normas e as segue para poder tirar proveito delas. É difícil negociar com eles porque as normas conhecidas são exploradas por eles para nos pegar nas tecnicalidades.


Neutro e Mal: O malfeitor. Este busca as ferramentas possíveis para sair impune, é perigoso pois não se sabe tão bem o que esperar dele.


Caótico e mal: O maníaco. Alguém que usa da crueldade como uma ferramenta favorita, instauram o caos para sua satisfação arbitrária. Sempre tem algo em mente, pois a maldade não é um meio, mas o caminho.



Entretanto, é comum que jogadores confundam aquilo que o alinhamento indica e sigam para extremos dentro dos mesmos. É verdade que usar um alinhamento de forma estereotípica pode muitas vezes ser divertido, porém, eles não podem ser tudo que pensamos ao montar personagens.


Um personagem leal e bom não precisa ser um personagem certinho ou talvez o código que ele segue pode ser diferente do que os outros sigam. Um personagem leal e bom pode ser rígido com aqueles que vão além das regras.


Um personagem caótico não vai sempre fazer loucuras, além disso, cometer crimes não se trata apenas de quebrar a lei. Afinal, alguém pode se dizer caótico e BOM se não vê problema em roubar as pessoas que encontra apenas “por que quer”? Isso deixa de ser subversão e passa a ser apenas egoísmo.


Um personagem caótico e neutro não é sempre um louco imprevisível, afinal, as pessoas possuem limites. Se libertar da moralidade e da lei não significa viver uma vida insana e descontrolada.


Pessoas neutras podem se importar com os outros e querer fazer o bem, mesmo que não se comprometam tanto a ponto de se pôr em perigo. Logo, pode doar 50 moedas para um orfanato porque gosta das crianças, mas não vai entrar no orfanato caso ele pegue fogo.


Personagens maus nem sempre tomam atitudes más, um personagem leal e mau pode ter mais interesse em evitar holofotes e criar uma imagem de bonzinho para manter seu disfarce do que aproveitar qualquer oportunidade de se dar bem. E um caótico mal pode fazer mais do que matar pessoas aleatoriamente. Pense em dragões vermelhos, são caóticos e maus, mas passam mais tempo se isolando em seus covis que realmente massacrando cidades. Seu personagem caótico e mal pode se dedicar a planejar grandes atos que mexem com as estruturas das pessoas ao invés de simplesmente matar viajantes aleatórios, ou talvez os dois.


Embora o alinhamento seja uma regra bem estabelecida no sistema, suas definições são um tanto vagas em alguns momentos. Dessa forma, podem não representar na totalidade tudo que um personagem pode ser dentro do jogo, como também não existe uma única forma de interpretar esses alinhamentos.


Muitos mestres utilizam o alinhamento não como uma regra, mas um guia para aqueles que tem dificuldade de não sabem corretamente como narrar seus personagens.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page