top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Acessibilidade (pt. 2- Acessibilidade econômica no RPG)



(Esse texto foi feito por recomendação de @Neocharlesart na nossa primeira postagem sobre acessibilidade. )


Como sabemos, jogar RPG é um hobby que demanda uma certa quantia de dinheiro que, muitas vezes, é demais para o nosso bolso. Comprar módulos, miniaturas, dados, pagar a mensalidade daquela plataforma online... Tudo isso torna o jogo pesado financeiramente, principalmente porque muitas coisas vêm de fora do país.


No atual cenário de pandemia, a maior parte dos jogos passou a ser online, colocando outro problema ainda mais em destaque: Ter um celular/ computador potente o suficiente para poder rodar as plataformas e poder jogar direito com seus amigos.


Mas não tema. Não ter dinheiro para poder gastar com RPG não vai impedir você de jogar e essas dicas podem te ajudar!


  • Acesso a livros

Talvez esse seja o material que a maioria quer, mas o preço dificulta. Então temos algumas sugestões para você.


Primeiro, alguns sistemas possuem seu sistema de regras básicas disponível gratuitamente em seus sites. Por exemplo, Dungeons & Dragons possui as regras principais disponíveis no documento de referência do sistema (DRS), disponível de graça para você ser capaz de jogar sem gastar com os livros iniciais. Não é um material muito completo, mas é o suficiente para jogar e se divertir.


Outras opções são procurar vendas de livros usados em bazares ou combinar com um grupo em dividir o preço. A pessoa que pagar mais pode ficar com o livro, mas assim todo o grupo poderá jogar e compartilhar o módulo.


Se ainda assim você quer opções mais baratas procure sistemas gratuitos, como Lasers & Feelings e Malditos Goblins!, ou sites que disponibilizem aventuras baratas/gratuitas, como o Dungeonist. Você pode também procurar os incríveis RPGs nacionais, já que, além de ser muito legal apoiar um projeto brasileiro, esses possuem preços mais acessíveis!


  • Acesso a meios eletrônicos

Sabemos que esse problema é algo desafiador em momentos de distanciamento, mas existem boas opções para resolver isso.


Se seu computador/celular ou sua internet não aguentar plataformas muito elaboradas, procure as mais simples possível. O Roll20, por exemplo, se mostra uma boa plataforma para esse tipo de trabalho e exige pouco do computador.


Porém, se ainda sim, acessar uma plataforma for um problema, há opção de apenas entrar em uma chamada de áudio com seus amigos (Seja qual for o aplicativo) e apenas deixar a imaginação fluir a partir da narrativa do seu mestre e do bom e velho “teatro da mente”. Imagens, caso queira usá-las, podem ser enviadas em grupos de mensagens entre os jogadores enquanto a sessão ocorre.


“Mas e se eu não tiver como usar áudio ou ouvir as pessoas?”. Tudo bem, tem a opção de jogar a campanha em forma de texto! Muito simples, só precisa de um grupo de mensagens e colaboração entre os jogadores e tudo funciona. Também existem plataformas boas para esse tipo de jogo, como a Rolegate.


  • Materiais diversos


Os diversos dados que aparecem nos sistemas muitas vezes não são fáceis/baratos de serem encontrados, mas como jogar um jogo que se baseia em rolagens sem dados?


Muito simples! Jogos de tabuleiros geralmente possuem dados de 6 lados, então muitas pessoas os têm em casa. Você pode aproveitar esses dados para sistemas baseados em uso de d6, que, por sinal, são vários. Os que precisam de outros dados, precisaremos ser mais criativos.


Você tem a opção de rolar pelo google, o discord ou na plataforma que você preferir. Use o comando roll 1d20 (Ou qualquer outro dado que você queira) no campo de pesquisa do google e o resultado aparecerá.


Você pode também fazer a rolagem por meio de um baralho, selecionando um número de cartas igual ao número de lados do dado que quer “rolar” e colocando valores diferentes em cada uma, sorteando uma carta ao acaso. Qualquer coisa pode servir para sortear esses valores, desde papéis a objetos enumerados e muitos outros recursos. Você pode até mesmo fazer uma pequena roleta caseira com papel e clip, e rolar os resultados nela.

"Mas e as miniaturas? "


Bem, elas não são muito necessárias e a imaginação pode compensar, mas caso queira algo mais físico, então use miniaturas feitas de papel ou cole as fotos ou nomes dos personagens em tampas coloridas de garrafa.



Jogar RPG não deve ter empecilhos e deve ser acessível a todes, mesmo com a barreira econômica. O limite é apenas a imaginação!


Se você conhece alguém que passa por alguma dessa dificuldades, envie esse texto para a pessoa ou comente sobre essas dicas com ela! Caso você também enfrente esses obstáculos, esperamos ter ajudado.

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page