top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Então você quer mestrar...Puzzles

Então você já criou os NPCs, os monstros, a masmorra e tudo mais na sua aventura. O que falta para completar esse pacote básico? PUZZLES!






  • Equilibre a dificuldade

A verdadeira dica em qualquer jogo é o equilibrio. Às vezes a gente acha que um desafio seria de boa para os jogadores completarem, mas nem sempre eles conseguirão enxergar o que o mestre vê. Tente se colocar no lugar deles quando preparar o puzzle, sem também subestimar a inteligência deles. Caso na hora que a party enfrentar o desafio, ele esteja ocorrendo de forma complicada e você não vê nenhum progresso, encontre uma forma alternativa de resolvê-lo, como um interruptor escondido, ou jogue uma dica não muito óbvia ( Exemplo, uma runa começa a brilhar na sala ou algo acontece dando destaque a alguma coisa escondida. ).


  • Tente associar ao tema da dungeon

Como falamos no nosso post sobre masmorras, as coisas ficam bem interessantes se seguir um tema principal. Pense em que tipo de lugar seu puzzle se encontra ou quem construiu. Sua masmorra é no deserto? Coloque uma região em ruínas com ampulhetas na sala e, caso você inverta a região da areia, o tempo na sala volta para quando existia uma ponte em que os players podem atravessar. Pode incluir areia movediça ou escorpiões em outras regiões. Pesquise características da região e suas possibilidades são infinitas.



  • Misture interpretação com realidade

Colocar elementos reais para seus players resolverem os quebra-cabeças é uma ótima ideia. Por exemplo, uma vez um mestre pegou um quebra-cabeça de mover as peças para formar uma imagem e colou pedaços de uma foto de runa. Outro usou pequenos espelhos e uma canetinha laser para fazer os players alinharem os espelhos para o feixe bater em um lugar especifico.


É uma forma visual de um desafio que os personagens estavam tentando resolver. Assim eles não precisam apenas rolar um teste, precisam se esforçar mais.

Você pode usar códigos escritos em que seus jogadores realmente precisam decifrar, objetos físicos e etc. Com certeza, eles vão achar divertido e diferente.


  • Não se limite a uma resposta

Seus jogadores são pessoas criativas (às vezes criativas até demais). Ao invés de condená-los se eles resolverem fazer algo diferente e criativo que chegue em um resultado semelhante, você pode deixar rolar sem problemas. Você pode colocar uma dificuldade um pouco maior, já que o puzzle foi planejado pelos construtores para ser resolvido daquela forma, mas tente não se prender à resposta que você pensou no inicio.



Essa dica te ajudou? Deixe nos comentários. Se houver algum tópico que queira que mencionemos, coloque nos comentários ou mande pelo instagram no perfil @Canto.heroico.

Tambem veja nosso post para jogadores iniciantes em "Então você quer jogar..."

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page