Após já escolher os NPCs de sua aventura, uma boa escolha é se preocupar com os desafios que seus jogadores enfrentarão. Quais criaturas terríveis eles encontrarão no caminho? Bem, isso você decidirá, não há certo ou errado. Mas preste atenção em como elas serão construídas para tornar seu jogo mais divertidos. Aqui algumas dicas para você de como fazer isso.
Os monstros sabem o que fazem
Os adversários, mesmo sendo monstros, vão agir com certa coerência. Até bestas que seguem com instinto sabem a hora certa de atacar ou recuar. Pense nisso quando for escrever uma batalha: Qual estratégia esses monstros usarão? Usarão a força bruta ou ataques a distância? Eles evitarão confrontos diretos? Qual jogador eles atacariam primeiro? Quando perceberem que estão perdendo, fugirão, se renderão ou continuarão a lutar para morrer com honra? Você não é obrigado a pensar tudo isso, mas diversificará as lutas e tornará tudo mais dinâmico
Não tenha medo de fazer regras caseiras
Você sonhou ou pensou em uma criatura que não existe no livro dos monstros ou quis que uma determinada besta tivesse uma habilidade que não tem? Use regras caseiras! Existem muitas na internet que você pode se basear ou você pode criar a sua do zero. Apenas se preocupe em deixar algo equilibrado para seus jogadores enfrentarem. Crie fraquezas e dê habilidades que eles possam tentar combater.
Está tudo bem mentir
Acredite, seus jogadores não precisam saber suas rolagens. Às vezes mudar os valores dos dados poderá agitar a batalha ou equilibrar o jogo. Por exemplo, um personagem de 1º nível com apenas 8 de vida recebe um único golpe que o mata. Você pode dizer que o adversário tirou menos pontos do que realmente fez, ou você pode fazer os jogadores acertarem ou errarem em um ataque se acha se o combate está fácil ou difícil de mais. Mas lembre-se, tudo tem limite.
Não esqueça seu principal objetivo
Esse é o principal limite, na verdade. O mestre deve agir como um facilitador da diversão, uma ponte entre o universo e os jogadores. Criar um monstro impossível de ser derrotado e tão pouco possa ser evitado (especialmente quando os personagens estiverem em níveis baixos) fará com que as pessoas da mesa provavelmente não se divirtam tanto quanto gostariam. Tudo bem dificultar um pouco mais, mas tenha sempre consciência de até onde as habilidades dos seus jogadores vão!
Tente seguir essas dicas na próxima vez que preparar um encontro com monstros. Seus combates ficarão mais diversos. Tem alguma dica que deseja ver? Deixe nos comentários ou mande para a gente no instagram @Canto.heroico. Também veja nossos tutoriais para jogadores iniciantes em "Então você quer jogar..."
コメント