Muitas pessoas relatam dificuldade para conseguir fazer personagens e NPCs marcantes, característicos e que fujam da mesmice. Olhar seu histórico de personagens e ver mais do mesmo pode ser frustrante… Perceber que todo mundo que você interpreta tem a mesma personalidade ou características muito parecidas pode ser desestimulante e até te fazer pensar que você não consegue fazer algo diferente daquilo. Mas não esquenta! Não é algo exclusivo seu e pode ser bem difícil quebrar esse padrão! E é justamente por isso que aqui vão algumas dicas para construir NPCs e personagens diferentes dos habituais!
JOGADORES
Liste os padrões
Coloque seus personagens lado a lado. Observe tudo o que eles têm em comum e liste características opostas a isso. Se você só interpreta pacifistas, talvez seja legal interpretar um “murder-hobo” (um personagem sanguinolento) dessa vez; se todos os personagens são marciais, pode ser a hora de criar um arcanista… e por aí vai.
Se você quer se desafiar ou surpreender as pessoas da sua mesa, essa é uma ótima opção. Além disso, quando você perceber que consegue interpretar os dois extremos, vai ser bem mais fácil conseguir fazer personagens que estejam em outros lugares dos espectros.
Busque inspiração
Como sempre, inspiração é sempre um bom caminho para começar a montar um personagem. Encontre um personagem de uma série, filme, anime ou qualquer outra mídia que você gostaria de interpretar e observe ele.
Após escolher, você já pode consumir conteúdos daquele personagem com gosto. Estude suas ações, jeito de se expressar, tudo que você pode utilizar para agregar na sua interpretação. Delinear as características desse personagem também pode te ajudar a escolher quais delas você gostaria de fazer diferente do original!
Lembre-se também que inspiração não serve só para com personagens fictícios. Caso você conheça uma pessoa que possua traços marcantes, que te chamaram a atenção de alguma forma, também vale muito a pena tentar imitá-la na sua mesa. Cuidado apenas para não soar maldoso e nem acabar caçoando da pessoa.
Fuja dos estereótipos
Não é segredo para ninguém que algumas ancestralidades e classes possuem seus estereótipos em grande parte dos sistemas de RPG, mas que tal subverter isso?
Não tem nada de ruim em interpretar um paladino leal e bom ou um ladino cleptomaníaco, mas todo mundo sabe que essas classes podem oferecer muito mais do que isso.
“Se todo mundo sabe disso, por que as pessoas continuam fazendo personagens assim?” A resposta é até bem simples… continuam fazendo porque é o jeito mais fácil de criar um personagem: jogar com o que se conhece. Sem falar que clichês só são clichês porque eles dão certo! Essa fórmula pronta de personagem funciona e é divertida, isso é um fato.
Mas não é porque elas funcionam que precisam ser seguidas sempre. Se você quer mudar a forma que interpreta seus personagens, use a criatividade! Construa um meio-orc mago ou um gnomo bárbaro! Faça um bardo tímido com baixo carisma, uma druida que não é tão sábia assim pois ainda é muito nova, um mago pouco inteligente mas muito esforçado…
Personagens assim costumam ser muito divertidos de interpretar e certamente são muito únicos.
MESTRES
Adicione trejeitos
Quer fazer com que seus NPCs sejam marcantes e lembrados pelos seus jogadores? Experimente fazer vozes que os diferenciam dos outros e trejeitos característicos. Isso fará com que, certamente, você consiga criar NPCs bem distintos um do outro.
Muitos pensam que isso tem haver com sotaques e vozes com timbres diferentes, mas não precisa complicar tanto as coisas! Vozes diferentes podem ter muito mais a ver com a personalidade do personagem, como a sua forma de falar, expressões que utiliza e até mesmo a formalidade e complexidade das palavras que se expressa - nada disso requer um perfeito “sotaque britânico” ou coisa do tipo.
Talvez esse NPC fala muito rápido ou gesticula bastante, sua voz pode ser exageradamente áspera e suas sobrancelhas sempre estão franzidas… desse modo, sempre que você começar a agir como ele, seus jogadores irão sacar na hora (e possivelmente comentar depois).
Se inspire
Elaborar trejeitos, sotaques e vozes excêntricas do zero não é nada fácil, então busque inspirações em personagens ou pessoas ao seu redor. Observe seus comportamentos, seu jeito de andar, de falar, sua expressão corporal… isso tudo vai agregar muito na sua construção de personagem.
Beber de fontes externas é sempre uma ótima forma de conseguir criar algo e, nessas horas, é legal até puxar da memória uma pessoa que você viu no parque ou no shopping e que te marcou pelo seu jeitinho engraçado ou mesmo sair de casa e observar as pessoas que passam (de forma respeitosa, é claro).
Lembre de quem eles são
Se você quer fazer com que seus NPCs sejam realmente diferentes uns dos outros, suas atitudes também devem ser. Cada um dos personagens integrantes do seu cenário têm seus próprios objetivos e formas de lidar com certas situações.
Deixe sempre anotados os objetivos principais e a personalidade de seus NPCs e não esqueça de conferir se suas atitudes estão condizentes com as pessoas que eles são. Uma pessoa má que busca destruir uma floresta inteira dificilmente irá mostrar clemência a plantas, bichos e etc, bem como uma pessoa aventureira estará quase sempre disposta a partir para uma nova aventura, se solicitada! Apenas situações extremas ou casos muito particulares fariam tais NPCs mudarem sua atitude.
Além disso, pense em como eles agiriam naquela situação específica… Se seus jogadores estão interrogando aquele NPC, tenha em mente se ele é mais língua solta ou se sua boca é um túmulo, se ao trabalhar com a party ele é proativo ou preguiçoso… e por aí vai.
Commentaires