top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Então você quer mestrar: Como lidar com a perda

A morte de m jogador ou party é algo dificil, mas aqui deixamos algumas dicas para deixar que esse momento de luto o melhor possível.

-Faça uma descrição digna

Seu jogador acabou de perder o personagem que o acompanhou na aventura. Dê um desconto né? Coloque a descrição tensa e/ou épica, como o personagem se jogando para proteger um aliado ou realizando um último ato glorioso de honra. A morte de um personagem querido não é uma situação fácil de lidar, mas você definitivamente pode tirar dela uma cena marcante que será comentada por várias sessões.

-Pense nas consequências

A morte de um personagem não se passa em branco aos seus companheiros, mesmo que eles não se dessem bem. Uma boa ideia é você pedir aos seus jogadores descreverem o que seus personagens sentiram quando o personagem morreu e as consequências da situação. Pense também como o mundo ao redor lidaria. A família dele buscaria vingança ou culparia a party de alguma forma? Se ele fosse um cavaleiro importante, talvez o local que ele vivia colocasse uma estátua ou lhe desse uma medalha de bravura. Não é obrigatório, mas é algo interessante e pode influenciar a vida dos personagens vivos.

-TPK

Então, vocês podem não estar prontos para essa conversa, mas dependendo da dificuldade da aventura pode ser que sua party enfrente o Total Party Kill (Morte de toda a party). Acontece, e não se deixe intimidar com os players irritados e surpresos. Alem do mais, você pode usar esse TPK para acrescentar na história caso vocês queiram jogar mesmo após a morte dos personagens. Por exemplo, pode colocar os novos personagens querendo resgatar os corpos dos antigos aventureiros para tentar revivê-los ou colocar para um necromante maligno torná-los adversários poderosos contra a nova party ou até mesmo fazer um”spin-off” dos jogadores no mundo dos mortos.

-A morte não morrida

Caso você esteja jogando uma aventura com temática mais leve ou jogando com crianças mais novas, substitua a morte dos personagens para outras consequências. Por exemplo, quando a vida zerar coloque que o personagem foi capturado ou sofreu uma penalidade temporária como desmaiar. Um exemplo seria uma aventura ambientada em Kids on bike. Como todos basicamente são crianças e adolescentes investigando mistérios, você pode dizer que o personagem foi pego e levado de volta para casa de castigo. Use a imaginação

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page