top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Então você quer jogar... Dicas de Interpretação.

Não precisa ser um ator para se divertir com a interpretação do seu personagem. Você pode encontrar a forma que for melhor pra você. Neste post, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de entrar na pele de seu personagem.


-Não tenha medo de soar bobo

Você está com pessoas dispostas a criar personagens completamente diversos e loucos. Ninguém vai te julgar pelo seu personagem. E caso você ainda pensa que sua interpretação será boba, apenas compre a ideia! Acredite, os personagem mais toscos são os mais divertidos de se interpretar. Você não precisa ser um ator para isso. Respire fundo e seja livre para interpretar da forma que você quiser. Se não estiver a vontade, fale na terceira pessoa

-Separe roleplay da realidade

É importante que você se lembre sempre de que isso é só um jogo. O que os personagens fazem não necessariamente diz respeito às opiniões do jogador e é preciso lembrar disso tanto para interpretar melhor quanto para não levar para o pessoal as coisas que acontecem na sessão. Mas, se alguém se sentir ofendido com alguma atitude do seu personagem, seja compreensivo e tente não agir mais daquela maneira, existem pessoas mais sensíveis a certos assuntos e brincadeiras e é preciso respeitá-las.

-Saiba dividir o holofote

Sim, é difícil didivir "o espaço" com outras pessoas, ainda mais se você se empolga com a interpretação, mas não se esqueça que esse momento não é só seu. Se é um jogo coletivo, é preciso respeitar o tempo de todos os jogadores...Reflita se você está fazendo isso nas mesas em que participa e muito cuidado com essa síndrome de protagonista: Pode magoar seus colegas e tornar as sessões muito menos divertidas pra eles.

-Planejamento

Embora RPG seja um jogo majoritariamente de improvisação, algumas coisas podem ser previstas. Se você sabe que vai conversar com um NPC específico, pretende fazer um discurso para a sua party ou quer discutir sobre algo que um outro personagem fez, você pode se preparar pra isso. Se interpretar de forma improvisada te deixa nervoso, escreva um textinho antes ou organize o que você quer falar na sua cabeça...Quem sabe você não elabora a fala épica que precede a morte do vilão principal?

-Quebre estereótipos

Como quase todo mundo sabe, as classes de RPG geralmente tem uma certa características que as marcam. O bardo pegador, o ladino cleptomaníaco, o paladino certinho... e por aí vai. Não há nenhum problema em fazer esses tipos de personalidade na hora de interpretar, porém fugir desses padrões pode trazer interpretações mais marcantes e únicas. Por que não fazer um Bardo sério que se irrita quando alguém “profana” as músicas com idiotices? Um ladino que sempre se sente mal após roubar e se sente culpado depois? Há diversas formas de fugir do que já esperam de uma classe.


Essa dica te ajudou? Deixe nos comentários. Se houver algum tópico que queira que mencionemos, coloque nos comentários ou mande pelo instagram no perfil @Canto.heroico.

Tambem veja nosso post para jogadores iniciantes em "Então você quer mestrar..."

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page