Uma ótima maneira de tornar seu cenário vivo é inserir organizações existentes nesse mundo e como eles influenciam no cenário e nas aventuras de seus personagem. Deixamos aqui uma série de pontos importantes para se pensar na hora de dar vida a uma facção em seu cenário.
Motivação
O mais importante ao se desenvolver uma facção para seu RPG é saber a motivação por trás dela. Definir o que levou-a a se formar, como ela atua e com que objetivos torna o resto do seu desenvolvimento mais fácil.
Alguns exemplos de motivações:
Proteger algo ou alguém (ex: um grupo de druidas que protege uma gruta sagrada para sua ordem)
Cumprir uma tarefa desafiadora (ex: caçadores de uma criatura mística ou bruxos buscando conjurar uma entidade antiga)
Crença (ex: devotos que querem cumprir uma profecia ou cultuar uma divindade)
Regulamentar e desenvolver uma atividade (ex: um colégio de magos servindo ao reino ou uma guilda de ladrões que controla a atividade criminosa)
Pense na hierarquia
Toda facção possui uma pirâmide de poder. Por isso, saber como a sua estrutura se organiza ajudará na hora de escrever sobre os NPCs que participaram dela e como eles se comportam. Comece pelas extremidades: defina primeiro quem está no topo ou na base dessa pirâmide. O comando de tudo pode sair das decisões de uma pessoa só ou um conselho estabelecido. Mas lembre que, em grandes organizações com vários membros, a base sempre é maior do que o resto da pirâmide.
Decida também o que levou essas pessoas a alcançarem o título ou ranking em que se encontram na facção. Seria por conta da experiência ou tempo dentro do grupo? Dinheiro? Nascimento? Força bruta? Geralmente isso vem dos valores que o grupo mais preza.
Ex: Uma ordem religiosa que privilegia pessoas reconhecidas como "escolhidas" pelo deus que eles pregam ao nascerem coloca esses indivíduos em altas posições na sua hierarquia.
Como o resto do mundo enxerga essa facção? O grupo é visto com má reputação, seja por suas intenções ou pelos membros de seus grupos? Ou quem sabe é conhecida como uma organização transparente e honesta apenas querendo o bem?
Até mesmo as organizações mais misteriosas acabam sendo alvos de opinião pública, e brincar com percepções distorcidas a respeito dos grupos em seu mundo é interessante para trazer profundidade ao mesmo. Também pode gerar momentos fantásticos de interpretação e interação com NPCs, conforme os jogadores descobrem aspectos ou membros de uma facção que não condizem com a percepção geral.
Ex: uma ordem de cavaleiros vista como exemplo de honra e justiça pode esconder corrupção interna envolvendo seus líderes, que guardam uma verdade sombria,
Ex2: uma guilda vista como maligna revela-se um grupo de pessoas a buscar um objetivo nobre, mas um inimigo influente conseguiu plantar opiniões ruins sobre eles para impedir seus planos.
Como a facção é vista também indicará quais serão os seus mais prováveis aliados e inimigos, e como os personagens dos jogadores podem interagir com eles.
Como agem
Defina as operações e atividades da facção. Membros de um grupo podem preferir agir nas sombras, longe do conhecimento geral, enquanto outra organização quererá mostrar a todos quem são e como gostam de fazer as coisas.
Pense em quais são as atividades realizadas por sua facção, como ela atua e qual a sua influência. Assim, você saberá em que contexto na sua narrativa os jogadores poderão ter contato com ela, e como será esse contato.
Komentáře