top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Dicas para mestres e jogadores: NPCs seguidores

“Seguidores” são NPCs com uma importância diferente dos demais. São personagens do mestre que podem ser discípulos, subordinados, mentores, entre outros, e seguirão seu grupo através de suas aventuras como aliados. Quando os personagens dos jogadores começam a ganhar fama, é mais possível que outras pessoas no cenário estejam interessadas em aliar-se a eles.

Mas, como mestre, introduzir esse tipo de ajuda para seus jogadores deve ser feito com cuidado. Além disso, por vezes os jogadores acabam não usando todo o potencial dos seus seguidores dentro do jogo. Aqui separamos algumas dicas que te ajudarão nesse tema.


Para o mestre


1) Maneire na ajuda


Lembre-se: Os protagonistas da história ainda são os jogadores! Colocar um aliado muito mais forte que eles pode acabar roubando os holofotes de seu grupo, onde eles deveriam estar.


Procure evitar que o NPC acompanhando o grupo resolva por conta própria pontos mais importantes na história, como derrotar o vilão ou resolver os maiores enigmas. O papel dele é auxiliar, seja no combate ou dar “dicas” para os jogadores em como avançar.

  • Exemplo de como evitar usar um seguidor:

-O NPC resolve o enigma completamente


  • Exemplo de como usar bem um seguidor:

- O NPC descobre “uma linha de raciocínio", dando uma dica de como resolver um enigma na qual a party não faz ideia, mas sem resolvê-lo.



2) Nem sempre disponível


NPCs ainda têm suas próprias histórias e vidas além da visão dos protagonistas. Pense um pouco sobre as ocupações de um NPC quando não está com os jogadores. Isso ajudará a torná-lo mais orgânico.


Você pode até mesmo criar missões e rotinas nas quais esses NPCs partiriam momentaneamente. Isso também ajudaria a justificar o porquê da ausência daquele seguidor em determinada situação na qual você não quer que ele esteja presente. Não precisa ser nada muito elaborado, apenas para dar uma ideia de “movimento” a esses personagens. Essas saídas do seguidor podem até mesmo trazer outros ganchos de história, como informações de fora do ciclo de convívio dos jogadores, ou novas missões caso o NPC desapareça misteriosamente...

  • Exemplos de rotinas para implementar:

- Rotinas de treinamento (para NPCs militares ou atléticos) , missões ou viagens a serviço, estudos (para NPCs mais jovens ou intelectuais), festas, eventos...



3) Recompensa diferenciada


Esqueça os tesouros! Conforme o grupo cresce em força e influência, é comum que aliados apareçam. Então, utilize momentos de grande destaque do grupo para entregar seguidores como uma forma de recompensa diferente do habitual.


Talvez aquele rei que eles ajudaram possa ceder algumas tropas, o sábio feiticeiro agora queira aconselhá-los em suas aventuras após resgatarem-no, ou até mesmo aquele jovem guerreiro se inspirou em suas aventuras e quer seguir seus passos. Às vezes um aliado é uma forma bem mais interessante de recompensa.




Para o jogador



1) Em busca de amigos


Procure pessoas com ideais parecidos com seu personagem ou grupo nos locais que vocês visitarem. Forjar amizades ou ter boas relações com facções locais pode te render benefícios a longo prazo.


Se vocês são um grupo de aventureiros em busca de alianças, por que não fazer propaganda de seus feitos? Após grandes missões, histórias sobre vocês podem ser espalhadas - melhor ainda com a ajuda de um bardo contratado. Renome é um recurso poderoso quando estiverem atrás de favores ou da ajuda especial de algum NPC.



2) Conheça seus aliados


Interaja com os NPCs apresentados e busque entender o porquê deles estarem dispostos a acompanhar seus personagens. Isso ajudará a melhor entender seus papéis, aproveitar suas habilidades e evitar desentendimentos.


Se o NPC está ligado ao seu personagem em especial, seja por história ou por ideais em específico, talvez reforçar sua ligação com ele seja interessante. Você como jogador(a) pode procurar atividades em comum ou apenas interações periódicas com esse aliado.

  • Ex de interações:

- Treinamentos (para companheiros de batalha, mestres ou pupilos), eventos sociais como festas, reuniões periódicas (para planejamento ou negociações)



3) Mantenha a moral


Conquistar seguidores é a parte mais fácil do processo, o difícil é mantê-los. Atente-se ao bem estar de seus aliados e tente não excluí-los de muitas situações.


Pense nos seus seguidores como pensaria em qualquer outro membro de seu grupo. Eles possuem sua importância e quererão, até certo ponto, sentir-se relevantes. Então inclua seus seguidores em suas missões e procure respeitar a atividade na qual ele desempenha.


Se o seu seguidor é, por exemplo, um ferreiro, aproveite sua presença para ele fazer os itens da sua party invés de comprar de terceiros, mas respeite seus limites, pois explorar suas habilidades de forma exagerada pode trazer ressentimento entre o aliado e o grupo.



Esperamos que essa dica te ajude. Deixe nos comentários quais outras dicas vocês querem que a gente traga!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page