Skyfall é um cenário descrito pelo próprio módulo como trágico-fantástico. O motivo para essa denominação é o seguinte: O cenário em si retrata as aventuras dos personagens que buscam dar um sentido para a sua inevitável jornada para a morte ("trágico" ok) enquanto atravessam o mundo de Op, que atingiu um alto nível de desenvolvimento tecnológico e mágico ("fantástico" ok).
Antigamente o conteúdo desse cenário era produzido visando um jogo no sistema "D&D 5E" mas atualmente o cenário é voltado para o "Tormenta 20".
Nesse universo existem ilhas voadoras que constantemente ameaçam cair dos céus e devastar as terras do continente de Opath. Já houveram duas Grandes Quedas e algumas outras não tão destrutivas e, atualmente, importantes magos, estudiosos e criaturas poderosas acreditam que em breve a terceira virá e será no centro do continente, o que simbolizará o fim da civilização como um todo.
Sim, é inevitável. Sim, é nesse lugar em que seus personagens irão viver (Como eu disse: trágico)
O Cânone conta que cada "raça" (dádiva) foi apadrinhada por uma deusa ou um titã e, graças a esse relacionamento, desenvolveram ímpetos ou melancolias relacionados com seus respectivos "padrinhos", o que determina muitos dos comportamentos dos personagens, dando uma dinâmica diferente à interpretação. O Cânone é um livro que fala sobre as supostas histórias e regras do universo e muitos questionam sua veracidade, afirmando que o Cânone está completamente errado, mal escrito ou que apenas alguns de seus contos são incoerentes, inclusive existindo pessoas que passam a vida se dedicando para provar a invalidez dessa obra. Na dúvida, desafie o Cânone.
De um modo geral, o mestre decide (ou não) até onde os escritos do Cânone são de fato verdadeiros e pode rolar ou escolher as características das ilhas que caíram. É um cenário repleto de questionamentos e de "E se..." e cabe ao mestre responder essas perguntas (ou não também).
O cenário possui algumas mecânicas curiosas a respeito de certas coisas como por exemplo o ato de morrer, que faz com que os jogadores sejam enviados para o Corredor da Morte, onde eles rolarão seus testes cujas falhas serão permanentes, sequer permitindo magias de ressucitação. Outra divindade muito presente na jornada dos jogadores será a Sombra, com a qual você pode negociar para modificar rolagens e pedir outros favores... mas por um preço.
Com uma mitologia vasta e um mundo muito bem construído, o cenário de Skyfall preza bastante a interpretação dos jogadores e as histórias de seus personagens. É um cenário melancólico cuja certeza é uma só: o final não será feliz. "O mundo pode acabar a qualquer momento. Onde você estará quando o céu cair sobre nossas cabeças?".
Comments