“A Mina perdida de Fandelver” é uma aventura clássica de D&D 5E e se passa dentro do cenário de Forgotten Realms. Essa é considerada uma das aventuras mais conhecidas por iniciar muitos no RPG devido a ser relativamente curta e se passar nos primeiros níveis (Do primeiro ao quinto nível). Inclusive, essa aventura pode ser encontrada no Kit Introdutório de Dungeons & Dragons quinta edição.
A história da aventura pode começar por meio das escolhas dos personagens sobre o porquê deles visitarem Phandalin, ou pode iniciar por meio do plot já construído:
“Os personagens estão na cidade de Neverwinter quando seu patrão e amigo, Gundren Buscapedra, os contrata para escoltar uma carroça até Fandalin. Gundren foi à frente com um guerreiro, Sildar Hallwinter, para fazer negócios na vila enquanto os personagens seguem com os materiais. Os personagens serão pagos pelo dono das Barthen Provisões em Fandalin, 10 Peças de ouro cada quando eles entregarem a carroça em segurança a este posto de troca.”
Fandalin é basicamente o plano de fundo da parte inicial da aventura, e é uma cidade humana perto de Neverwinter, na região da Costa da Espada. Há um certo tempo, Fandalin vem sendo amedrontada pelos Marca Rubra e Goblins e caberá aos heróis resolver todo esse inconveniente.
"Tá, mas onde entra todo o rolê da mina?"
Bem, há cerca de 500 anos, clãs de anões e gnomos fizeram o que atualmente é conhecido como “Pacto de Fandelver”, que previa que eles iriam compartilhar uma rica mina em uma caverna escondida. Não só era uma mina com riquezas minerais como também muito poderosa magicamente.
Logo, vários conjuradores humanos se aliaram a esses clãs para criar uma forja onde itens mágicos seriam construídos. A cidade de Fandalin viveu em harmonia e com certa prosperidade a partir desse momento. Isso antes dos orcs chegarem.
As criaturas haviam sido mandadas por magos malvados e mercenários com interesse em tomar para si as riquezas da terra de Fandelin e batalharam com aqueles que usufruíam da mina poderosa. A batalha, no entanto, destruiu uma boa parte de caverna e muito pouco se restou.
A localização da tal mina foi perdida com o passar do tempo, mas muitos continuam a buscá-la ainda nos dias de hoje, na esperança de restaurar todo aquele poder e riqueza. Afinal, quem não gostaria de ter algo assim em suas mãos?
Mas, apesar do nome da aventura, encontrar a tão importante caverna não é a única missão dos jogadores (para falar a verdade, não é nem a missão inicial), portanto pode esperar uma campanha recheada de missões e encontros com NPCs fascinantes, explorar o belo cenário de Forgotten Realms e a possibilidade de desenterrar segredos preciosos!
Comments