Mundo das Trevas é um cenário muito conhecido por ser plano de fundo de vários RPGs famosos como Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascensão. Basicamente, é um cenário punk-gótico, como o próprio nome sugere, e focado para sistemas de Storytelling.
Para entender melhor o cenário, é preciso separá-lo em dois: O Antigo Mundo das Trevas (mais tarde chamado de Mundo das Trevas Clássico e atualmente chamado apenas de Mundo das Trevas), lançado em 1991 e o Novo Mundo das Trevas (atualmente denominado Crônicas das Trevas), que foi publicado em 2004.
Na primeira versão, as aventuras costumam estar habituadas em tempos contemporâneos, porém em uma versão muito mais sombria do nosso mundo e com criaturas sobrenaturais. As disputas e diferenças de poderes, condição social e etc. são bastante acentuadas e, inclusive, muitos humanos são apenas peões dos jogos entre as criaturas mais poderosas. Magos, Vampiros e Lobisomens são as principais criaturas que governam esse mundo, deixando os humanos acuados perante sua grandiosidade.
A versão lançada posteriormente é apenas uma nova abordagem da antiga e, portanto, a maior parte do tom do cenário permanece a mesma. No entanto, no Novo Mundo das Trevas, muito mais detalhes do cenário ficam a critério do narrador, o que deixa tudo mais misterioso.
Outra diferença um pouco mais evidente nesse segundo lançamento é o fato que os seres sobrenaturais ocupam um lugar de minoria e não têm mais tanto poder perante a sociedade como na versão antiga. Na verdade, a abordagem lançada em 2004 traz os humanos como uma ameaça bem maior a essas criaturas.
Independente de qual versão de Mundo das Trevas estamos falando, é possível identificar essa atmosfera de terror em todo o cenário: arquitetura gótica, criaturas místicas (além das citadas acima), uma história rica e bem desenvolvida com um tom mais sombrio, e, é claro, a forma que a história será contada.
Obviamente essa última parte é elaborada pelo narrador e os jogadores em conjunto, mas é difícil não entrar no clima com a atmosfera desse cenário incrível, então não será um problema.
E aí, amante de terror? Topa se aventurar nesse mundo assustador?
Comments