Esse cenário é um dos mais populares do mundo e, obviamente, não poderíamos deixar de falar sobre ele.
Forgotten Realms é o maior e mais completo cenário já feito para o sistema de Dungeons & Dragons, sendo produzidos até módulos oficiais que se passam nesse universo. Devido à sua magnitude e importância, não iremos conseguir nem de longe falar sobre todas as características desse cenário tão incrível, mas tentaremos passar as partes principais para vocês.
Apesar de existirem terras mais longínquas e afastadas no mundo de Toril, as aventuras em Forgotten Realms são focadas no continente de Faerûn que possui uma extensão gigantesca e, portanto, uma variedade de biomas e culturas muito grande.
Faerûn é lar de centenas de criaturas inteligentes que podem ser ou não consideradas civilizadas, mas os humanos são aqueles que dominam o continente após usurparem as culturas e reinos de outros povos com seu orgulho e estupidez, pairando no ar a dúvida “Será que os humanos irão destruir as raças mais antigas?” ou até mesmo a “Será que os humanos irão SE destruir?”
Toril possui muitas ameaças, monstros, raças consideradas selvagens e dragões, seres capazes de destruir uma cidade inteira por conta própria, mas nenhuma delas se equipara aos indivíduos impiedosos que estão em toda parte do continente, apenas esperando para fazer qualquer coisa que os ajude em seus objetivos. Por sorte, Faerûn é um continente não só com escuridão, mas também com a luz de grandes heróis.
É possível utilizar qualquer personagem criado com as regras do Livro do Jogador nesse universo, mas também pode criar um personagem sob medida para Faerûn, utilizando raças novas (Como Genasi e Aasimar), Sub-raças novas (Como Elfo da Lua e Halfling Espectral) e as já existentes que podem ou não ter outras nomenclaturas.
Para criação de personagem, você também deve escolher sua região (Que mexerá na sua lista de perícias) e vão ter oportunidade de conhecer talentos novos de acordo com sua cultura e região.
As classes, em geral, são as mesmas do Livro do Jogador, mas algumas apresentam novos arquétipos e novas características e os jogadores podem optar, em níveis mais altos, por escolher classes de prestígio (Como Magos Vermelhos e Agentes Divinos). Clérigos e Paladinos devem também estar particularmente mais atentos ao panteão divino riquíssimo de Forgotten Realms, que possui mais de 100 divindades com ideais e características próprios.
O mundo de Toril é imerso em magia e maravilhas ancestrais, “Toda a existência está imbuída de poderes místicos; há energia potencial aguardando para ser ativada em cada pedra, rio, criatura viva e até mesmo no próprio ar.”. Mas, os mortais não conseguem moldar diretamente a magia bruta, precisando alterar a Trama (“a manifestação da energia primordial, um tipo de vínculo entre a vontade dos conjuradores e a matéria prima do universo”). Existem várias divisões mágicas dentro e fora da Trama, como a antiga Alta Magia élfica.
A lista de magia em Forgotten Realms também é extendida.
Em Toril, você também pode encontrar Portais Mágicos, que conectam pontos distantes no mapa ou até mesmo dois planos diferentes, proporcionando uma travessia rápida e segura aos viajantes que os atravessam.
Esse universo é repleto de uma cosmologia, história, geografia, sistema político e outros aspectos muito bem construídos e completos. Faerûn é uma terra fantástica com climas diversos e festivais fascinantes. Caso você ainda não conhecia esse cenário maravilhoso, sinta-se mais do que convidado para emergir no complexo mundo de Toril.
Comments