Kalymba é um sistema brasileiro de Afrofantasia, inspirado nas culturas, mitologias e cosmovisões do vasto continente africano.
Nesse sistema, a trama principal está focada em Aiyê, um continente regido pelos Orixás que o criaram. Aiyê é uma terra rica, diversa e seus habitantes já haviam atingido o ápice da evolução em relação à filosofia, magia e grandeza.
Então, as Hecatombes chegaram e devastaram o local, deixando o equilíbrio do universo frágil e o local cheio de marcas e cicatrizes.
O sistema é regido por apenas 2 dados de 6 lados e suas regras são relativamente simples,tornando-o ideal para iniciantes em RPG de mesa.
Os jogadores (Protagonistas) devem escolher uma das muitas raças fantásticas disponíveis, mas, ao contrário da maioria dos sistemas que vemos por aí, não há classes definidas em Kalymba, então cabe aos jogadores distribuir seus pontos entre as mais diversas características e, assim, estabelecer quais as habilidades de seus personagens.
O personagem criado pode lançar magias (mandingas) usando a força do Axé (sua conexão com o mundo espiritual).
De um modo geral, é recomendável que cada personagem tenha um vínculo com um dos Orixás, o que lhe garantirá bônus caso eles sigam o que aquela divindade prega. Caso contrário, essa relação será rompida.
Sem distoar de todo o resto, a dinâmica de progresso no sistema de Kalymba é interessantíssima. Você acumula pontos de experiência para evoluir de nível conforme avança em sua jornada, independente de combates, o que prestigia não só aqueles que se divertem chutando os traseiros das forças do mal como também os que gostam de ser mais diplomáticos nas situações. Existem 5 níveis: Moleque, Valente, Veterano, Herói e Lenda e cada um deles possui 4 subdivisões.
Atualmente, Kalymba está em desenvolvimento, crescendo cada vez mais e a boa notícia é que você pode ajudá-los a melhorar e ampliar esse projeto incrível!! Através do financiamento coletivo no Catarse, você pode doar QUALQUER quantia e, dependendo do valor, você pode ganhar recompensas super exclusivas. E aí? Já apoiou um projeto nacional hoje?
Ficha técnica do projeto:
-Autor do sistema: Daniel Pirraça
-Artistas: Victor Maristane (Capas), Felipe Faria (Ilustrações internas), Bárbara Lucena (Design gráfico) e Geliard Barbosa (Diagramação)
-Instagram da editora: @rpgcraftando
Então já conhecia esse sistema? Deixe nos comentários o que achou. Quer ver um sistema especifico? Comente aqui ou nos mande pelo instagram no perfil @Canto.heroico
Comments