top of page
Foto do escritorCanto Heróico

Existe um sistema para você: Call of Cthulhu

O Chamado de Cthulhu ou Call of Cthulhu é um sistema baseado no conto de mesmo nome do mestre do terror H.P. Lovecraft. Esse é considerado o primeiro RPG de horror publicado e com certeza é o mais conhecido desse gênero pelo público, então não poderíamos perder a oportunidade de falar sobre ele nesse tão estimado mês do Halloween.


Para você que está procurando um sistema para arrepiar até os pelinhos da nuca, esse é o certo!! Mas não estamos falando daqueles sustos bobos e gritos fora de contexto, Call of Cthulhu é sistema de gente grande, focando muito mais em atingir o psicológico de seus jogadores (e personagens, é claro).


Falando nos personagens da história, todos devem ser investigadores (não necessariamente de profissão, podem ser simples curiosos), pois eles farão o papel de investigar todos os enigmas perturbadores e geniais que assolam o universo lovecraftiano. Fora essa necessidade por entender mais sobre o mundo à sua volta, a criação de personagens nesse sistema é bem livre e você pode escolher qualquer profissão, idade, religião, gênero e etc.


Além da criação de personagens ser livre, a criação do contexto da mesa também é bem diverso. Apesar de grande parte das aventuras se passarem nos anos 20 (época onde se passam os romances de Lovecraft), o mestre é livre para escolher o momento no espaço-tempo em que a história irá rodar.


Mas, dentre tanta vastidão, há uma certeza: a viagem dos protagonistas será rumo à insanidade. A aflição irá estar ao seu lado durante toda a jornada até que a lucidez deixe quase que completamente (ou completamente) a cabeça dos mesmos. O Chamado de Cthulhu certamente cava o pior dos personagens com seu mundo tenso e situações macabras.


Tendo isso em mente, dá para perceber que uma campanha de CoC não é nem um pouco fácil de lidar, sendo inclusive extremamente letal. É bem comum que em uma sessão um ou mais jogadores morram ou sejam enlouquecidos permanentemente. Por isso, especialistas (e, bem, nós concordamos com eles) recomendam a criação de dois personagens, um que vá para a

investigação e outro que fique de reserva (no escritório de vocês, talvez), apenas esperando o momento para agir.


É interessante, inclusive, ver uma troca de e-mails, cartas ou encontros frequentes entre os dois personagens de um só jogador. Use e abuse disso!


Enquanto os personagens não estão mortos ou totalmente fora de si, eles evoluem, mas, assim como tudo nesse sistema, de uma forma não tão convencional. Nada de níveis! Os jogadores podem melhorar suas habilidades nas perícias quando obtém sucesso em testes com elas (aprendendo com a experiência, sabe?). Para os testes, deve-se rolar dois dados de 10 lados (1d100) e se o resultado for menor ou igual à porcentagem (habilidade) do personagem naquela perícia, ele obtém um sucesso.


“Mas afinal, quem é esse tal Cthulhu?” você deve estar se perguntando. Na verdade, seu nome sequer pode ser pronunciado por nós humanos, então você pode falar da forma que quiser porque vai estar errado de qualque modo! Mas Cthulhu é uma criatura (um “Grande Antigo”) da mitologia criada por Lovecraft e é adorado por uma seita que procura invocá-lo, o que significaria o apocalipse devido ao seu grande poder mortífero. (Tendo em vista o nome do sistema, saiba que em grande partes das aventuras Cthulhu será chamado...eu avisei que o sistema é mortal?)


Campanhas em CoC são ótimas para mestrar/jogar em qualquer época do ano, mas no período de Outubro elas podem ser ainda mais especiais! Converse com sua galera pra conseguir elaborar nem que seja uma One Shot ainda esse mês com eles nesse sistema brutal e assustador!!

No post O povo quer saber: Como fazer ficha de Call of Ctulhu ensinamos a fazer a ficha desse sistema.

Gostou de Call of ctulhu? Veja os outros sistemas que nós abordamos nos posts "Existe um sistema para você".


Quer ver um sistema especifico? Comente aqui ou nos mande pelo instagram no perfil @Canto.heroico

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page